Serra homenageia personalidades com Ordem do Ipiranga

Honraria foi entregue a cidadãos de diversas regiões do país

qua, 30/09/2009 - 19h01 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou nesta terça-feira, 29, a Ordem do Ipiranga – uma distinção estadual iniciada pelo governador Abreu Sodré em junho de 1969 – a diversas personalidades brasileiras. Foram agraciados o ex-presidente Itamar Franco, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, os senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, Maurício José Corrêa, Almino Monteiro Álvares Afonso, Fernando Lyra, José Carlos Dias, Jose Gregori, Marcio Thomaz Bastos, Miguel Reale Júnior, Roberto Freire e Plínio de Arruda Sampaio.

A Ordem do Ipiranga, a mais elevada comenda do Estado, é reservada aos cidadãos nacionais e estrangeiros como reconhecimento de gratidão dos paulistas em virtude dos serviços de excepcional relevância prestados a São Paulo. A distinção é uma forma de premiar as pessoas que de alguma forma se sobressaiam em seus campos de atuação.

“Na verdade, um governo não é julgado apenas pelo que faz nem pelas homenagens que recebe, mas também pela escolha daqueles que homenageia. Eu creio que para nós é, hoje, um motivo de satisfação e orgulho muito especial homenagear todos esses homens públicos aqui presentes”, afirmou Serra. “Todos têm em comum um passado e um presente de integridade, de lutas pelas liberdades, pelo aperfeiçoamento das instituições democráticas e a favor do nosso povo”, completou o governador de São Paulo. 

Conheça as personalidades agraciadas com a Ordem do Ipiranga:

Almino Monteiro Álvares Affonso
Nascido em Humaitá (AM), Almino Affonso militou no movimento estudantil e se formou em Direito pela USP. Entre seus principais cargos estão ministro do Trabalho e Previdência Social no governo João Goulart (1962) e vice-governador de São Paulo na gestão Orestes Quércia.

Fernando Soares Lyra
Pernambucano, começou a vida pública como deputado estadual pelo MDB em 1966. Foi um dos principais articuladores da candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República, titular do Ministério da Justiça de Sarney e, em 1989, foi candidato à vice-presidência da República ao lado de Leonel Brizola.

Itamar Franco
Formado em engenharia civil, entrou na política com o PTB em meados de 1950 e, em seguida, filiou-se ao MDB. Foi prefeito de Juiz de Fora, senador, governador de Minas Gerais, presidente da República após o impeachment de Collor e embaixador brasileiro em Portugal e na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Jarbas Vasconcelos
Advogado, ajudou a fundar o MDB. Já presidiu o PMDB (1989), foi prefeito de Recife e foi eleito Senador em 2007.

José Carlos Dias
Advogado pela USP, é presidente da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo. Foi secretário de Justiça no governo Franco Montoro e ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso (entre 1999 e 2000).

José Gregori
Formado em Direito na USP, foi ministro da Justiça (2000-2002) e secretário nacional dos Direitos Humanos. É reconhecido, no Brasil e no exterior, como um destacado defensor da democracia e dos Direitos Humanos.

Luiz Henrique da Silveira
Nascido em Blumenau e formado em Direito, Silveira foi deputado estadual e federal, prefeito de Joinville por três vezes. Foi ministro da Ciência e Tecnologia e, atualmente, é o governador de Santa Catarina.

Márcio Thomaz Bastos
Formado em Direito pela USP, Bastos foi ministro da Justiça entre 2003 e 2007, quando se destacou pela reestruturação da Polícia Federal.

Maurício José Corrêa
Mineiro, é formado em Direito, foi presidente da OAB-DF entre 1979 e 1986, ministro da Justiça do governo Itamar Franco e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) entre 1994 e 2003.

Miguel Reale Júnior
Formado pela USP em Direito, foi secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo no governo Franco Montoro, secretário da Administração e Modernização do Serviço Público e ministro da Justiça (2002).

Pedro Simon
Formando em Direito, militou no movimento estudantil, foi vereador, deputado estadual e senador. Exerceu o cargo de ministro da Agricultura do governo de Tancredo Neves e foi governador do Rio Grande do Sul. Hoje, é senador.

Plínio de Arruda Sampaio
Formado em Direito, tem forte posicionamento a favor da reforma agrária e dos movimentos sociais. Foi deputado federal em 1962, quando foi relator do projeto de reforma agrária do governo João Goulart. Cassado pelo golpe de 1964, viveu no exílio por dez anos.

Roberto Freire
Presidente nacional do PPS e primeiro-suplente do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Participou do movimento estudantil em 1962, foi deputado estadual por quatro mandatos sucessivos e é conhecido pela luta pela afirmação dos princípios republicanos e pelas políticas de desenvolvimento regional.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo