Projeto Município Verde Azul capacita lideranças municipais

Foco são a preservação dos recursos naturais e os programas de educação ambiental

qua, 15/07/2009 - 17h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente vai divulgar em novembro o novo ranking ambiental dos municípios paulistas, que avalia o desempenho das localidades em 10 diretrizes como esgoto tratado, lixo mínimo, arborização urbana e educação ambiental. Este ano, 639 municípios estão participando do Projeto Município Verde Azul que tem como foco a preservação de recursos naturais e o desenvolvimento de programas de educação ambiental.

Para garantir que essas cidades finalizem os seus Planos de Ação e concorram ao certificado Município Verde Azul, a equipe técnica do programa realizou, no primeiro semestre de 2009, 15 encontros de capacitação de interlocutores, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. “Os cursos tiveram como objetivo a preparação técnica dos interlocutores para a elaboração do plano de ação municipal. Esse plano é um instrumento pelo qual o município faz um diagnóstico da sua situação local, planeja as suas ações ambientais e aponta as dificuldades que a cidade apresenta em atingir as metas relativas às 10 diretivas”, explica o gerente do Projeto, Ubirajara Guimarães. “Esta orientação aos municípios é importante, pois é por meio do Plano de Ação que a equipe avalia e pontua cada localidade”, conclui.

A participação dos prefeitos e vice-prefeitos nos cursos foi expressiva: 398 prefeitos e 116 vice-prefeitos. “Isso demonstra o grande interesse político pelo projeto. A presença dos prefeitos demonstrou, definitivamente, que eles inseriram na sua agenda política a questão ambiental”, avalia Guimarães.

Os interlocutores deverão entregar os Planos de Ação dos municípios até setembro, quando a equipe do Projeto Município Verde passará a avaliá-los. A expectativa é que neste ano mais de 100 municípios recebam o certificado que agora passará a se chamar “Município Verde Azul”.

Em 2008, 613 municípios aderiram ao projeto Município Verde. Destes, 332 finalizaram o “Plano de Ação” e 44 receberam o certificado de “Município Verde”. Eles atingiram nota acima de 80, em uma avaliação de zero a 100.

Verde e Azul

Desde a Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 1 a 5 de junho, o projeto que avalia o desempenho ambiental dos municípios paulistas chama-se “Município Verde Azul”. “A mudança do nome se deu pelo fato de que em junho realizamos em Bocaina, no interior do Estado, um evento para a adesão dos municípios ao Pacto das Águas São Paulo. Nesse dia, 300 municípios aderiram a este pacto, o que demonstrou a importância que a agenda azul tem no meio ambiente do Estado de São Paulo”, explica Guimarães.

Da Secretaria do Meio Ambiente