81% dos bares e restaurantes já estão se adequando à lei antifumo

Quase 4 mil estabelecimentos foram visitados nos cinco primeiros dias da blitze educativa

ter, 14/07/2009 - 18h42 | Do Portal do Governo

Balanço realizado pela Secretaria da Saúde nos cinco primeiros dias de blitze educativas em bares e restaurantes mostra que 81% desses locais já estão em processo de adaptação à nova lei antifumo. Durante esse período foram visitados 3.861 estabelecimentos comerciais em 30 cidades do Estado – 1.403 apenas na capital paulista.

Os fiscais da lei antifumo constataram que cartazes alertando sobre a proibição ao cigarro foram colocados nos estabelecimentos, funcionários começaram a ser treinados e os próprios clientes já começaram a ser alertados sobre a nova lei. Nos demais 19% dos estabelecimentos, a situação permanecia a mesma do período anterior à sanção da lei.

A blitze educativa tem como principal objetivo disseminar a cultura do ambiente livre do tabaco. “A recepção que estamos tendo durante essas ações é a melhor possível. Na maioria dos lugares, providências já foram tomadas para a adequação à lei antifumo. Nos locais em que nada havia sido feito, fomos especialmente cuidadosos no sentido de mostrar a importância de manter o ambiente livre do tabaco, não apenas para evitar punições, mas principalmente para a defesa da saúde dos clientes e funcionários”, afirma Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária.

Blitze educativa

Desde o dia 1º de julho, cerca de 500 fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon vêm realizando todos os dias visitas a estabelecimentos comerciais, principalmente bares e restaurantes, para esclarecer dúvidas de proprietários e de clientes a respeito da nova legislação. As blitze educativas irão continuar até agosto.  

Durante essa fase, antes da entrada em vigor da nova lei, no dia 7 de agosto, os agentes orientam proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, além de tirar dúvidas dos clientes sobre as medidas previstas na nova legislação. Durante as ações são distribuídas aos proprietários e clientes cartilhas esclarecendo aspectos da lei.

Os fiscais também orientam sobre outras medidas a serem adotadas até a entrada da lei em vigor, como remoção dos cinzeiros, eliminação das áreas para fumantes e afixação de avisos sobre a proibição do fumo em locais visíveis.

A Lei Antifumo proíbe o uso de cigarros e demais produtos fumígenos nos ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado de São Paulo. A nova lei alinha São Paulo com a tendência internacional de combate aos males causados pelo tabagismo, principalmente em relação ao fumo passivo. Cidades como Nova York, Paris e Buenos Aires já adotaram com sucesso medidas similares.

Da Secretaria da Saúde