Governo de SP inaugura escritório na China e comemora acordos e novos investimentos

Primeiro escritório comercial de São Paulo no exterior, local será base para negócios com empresas e o governo chinês

sex, 09/08/2019 - 10h53 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (9), último dia da Missão China, o Governador João Doria inaugurou o escritório comercial de São Paulo em Xangai, um espaço criado com o objetivo de fortalecer e ampliar as relações econômicas com a China, além de detectar oportunidades de novos investimentos. Doria também apresentou um balanço dos resultados positivos colhidos durante a viagem.

Escritório comercial do Governo do Estado de São Paulo em Xangai

“Estamos muito satisfeitos com os resultados conquistados durante nossa primeira missão à China. Assinamos acordos importantes com grandes empresas chinesas nas áreas de tecnologia, educação, saúde, agronegócio, saneamento, entre outros. Ainda há muito a ser explorado mutuamente, e nosso escritório será o espaço para esses negócios “, comentou Doria.

Escritório Invest/SP em Xangai

Instalada do coração econômico de Xangai, a estrutura própria foi iniciativa idealizada pelo governador João Doria. Trata-se do primeiro da Invest/SP instalado no exterior pelo governo de São Paulo. Com custo zero para o Governo do Estado, já que é financiado 100% pela China, o escritório possui recepção, duas salas de reunião e uma grande sala com estações de trabalho, tudo distribuído em 125m² de área.

Em março de 2020, uma nova representação, dessa vez em Dubai, será inaugurada. “Nosso escritório foi criado para que os empresários chineses e brasileiros possam usufruir de uma estrutura completa. Aqui teremos espaços de reunião, espaços para encubação de novas empresas e todos poderão participar desse projeto como associated partners”, explicou o Presidente da Invest/SP, Wilson Mello.

Balanço da Missão China

Em busca de investimentos para o Estado de São Paulo, o Governador João Doria, junto com um grupo de empresários e 5 secretários de Estados (Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Planejamento, Transportes Metropolitanos e Relações Internacionais), desembarcou no dia 5 de agosto, na China, onde realizou dezenas de encontros com grupos chineses interessados tanto em comprar produtos paulistas quanto investir em São Paulo

Na área de infraestrutura, o Governador João Doria assinou um protocolo de intenções com a CR20, subsidiária da gigante de infraestrutura China Railway Construction Corporation (CRCC), um dos 50 maiores grupos empresarias do mundo, com sede em Xian. O protocolo assinado é a manifestação de interesse da companhia chinesa em participar das disputas da licitação do Trem Intercidades, que ocorrerá até o fim do primeiro trimestre de 2020, da Linha 6-Laranja, do Metrô da capital, pode ocorrer ainda no mês de agosto, e do projeto de despoluição do Rio Pinheiros está previsto para conclusão ainda no próximo ano.

Por meio do Instituto Butantan, o governo paulista assinou um importante acordo com a Bravovax, sediada na província de Hubei, para a colaboração do centro de pesquisa brasileiro com a companhia chinesa no desenvolvimento de vacina pentavalente contra o rotavírus.

No segmento de pesquisa e tecnologia, o governo paulista assinou acordo de cooperação técnica com a Innoway, incubadora da Prefeitura de Pequim que integra o distrito de inovação de Zhongguancun, considerado o Vale do Silício chinês, para o intercâmbio de startups, treinamento e capacitação de gestores de incubadoras e eventos entre os dois países na área de inovação.

Com a China National Cereals, Oilsand Foodstuffs Corporation (COFCO), maior trading do setor agropecuário no mundo, o governo de São Paulo discutiu, entre outras coisas, a abertura do mercado chinês para o etanol paulista, o aumento da exportação de proteína animal e a expansão das operações portuárias.

Através do Presidente da Invest/SP, Wilson Mello, o estado de São Paulo também assinou na manhã desta segunda-feira (5), com o Presidente do Bank of China no Brasil, Zhang Guanghua, acordo de cooperação para promover os investimentos e as relações econômicas entre o São Paulo e a China. O documento foi firmado na sede mundial do banco chinês, em Pequim, durante o primeiro dia da Missão China. A ideia é que tanto a Invest/SP quanto o Bank of China identifiquem empresas com potencial para geração de negócios e investimentos na China e em território paulista, permitindo uma conexão entre elas.

No último dia da missão, em reunião com a Huawei, maior empresa de equipamentos para redes de telecomunicações no mundo, Doria anunciou investimentos da gigante chinesa nas áreas de pesquisa e educação, além da construção de uma nova fábrica em São Paulo, com um aporte de U$ 800 milhões nos próximos três anos.

“Durante a missão, a Secretaria de Relações internacionais teve o importante papel de unir as diversas pontas interessadas em negócios com o estado de São Paulo. Nos meses de setembro, outubro e novembro já temos encontros programados diretamente com o governador e com secretários, em São Paulo.  Essa viagem foi o início de uma série de oportunidades e de ações concretas que, ou já estão acontecendo, ou acontecerão nas próximas semanas”, resumiu Julio Serson, Secretário de Relações Internacionais.