Governo de SP e Consulado da Índia promovem sessão de ioga para policiais militares

Prática auxilia na redução de ansiedade e concentração

qua, 29/05/2019 - 15h45 | Do Portal do Governo

Na manhã desta quinta-feira (30), no Centro de Capacitação Física e Operacional da Escola de Educação Física da Polícia Militar (CeCap), aproximadamente 100 policiais militares participarão de mais uma sessão de ioga, promovida pelo Consulado da Índia em São Paulo. O evento, uma parceria entre as secretarias de Relações Internacionais, Administração Penitenciária e Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, faz parte das comemorações da quinta edição do Dia Internacional do Ioga 2019.

A aula será conduzida pelo professor Sanjay Kumar, do Centro Cultural Swami Vivekananda da Índia. Sanjay inicia a prática com uma introdução sobre os benefícios para saúde física e mental da prática regular do ioga, que “reduz a ansiedade e aumenta a coordenação do corpo e mente”.

De acordo com o Capitão Raphael Retucci, Coordenador Pedagógico da Escola de Educação Física da Polícia Militar, o ioga é indicado para todas as faixas etárias, pois corrige a postura, melhora a atividade respiratória e aumenta a concentração, além de dar força, equilíbrio e flexibilidade.

No Canadá e em alguns estados dos Estados Unidos, a prática do ioga e da meditação é obrigatória para todos os policiais em exercício.

Parceria São Paulo e Índia

O Governo do Estado de São Paulo e o Consulado-Geral da Índia em São Paulo promovem, regularmente, aulas de ioga para policiais militares, agentes penitenciários e reeducandas da Penitenciária Feminina da capital.

Em 2018, durante a abertura da Semana pela Paz, organizada pela área internacional do Governo de São Paulo e agência Pacto Global da ONU, dezenas de pessoas participaram da aula de ioga oferecida no museu da Casa das Rosas, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Dia Internacional do Ioga

Por solicitação do Governo da Índia, a ONU estabeleceu, por unanimidade, o dia 21 de junho como o “Dia Internacional do Ioga”. Em sua resolução, foi reconhecido que o ioga fornece uma abordagem holística para saúde e o bem-estar e pediu a disseminação da prática em função dos benefícios para a saúde da população mundial.

As cidades de Porto Alegre, Atibaia e Piracaia celebram o Dia Internacional do Ioga como parte do calendário anual de eventos. O Consulado da Índia celebra ainda a data em Curitiba e Florianópolis.

Em 22 de junho, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, vai sediar o principal evento público das comemorações do Dia Internacional do Ioga. O evento é livre, gratuito e os interessados devem levar seu tapete.