Alunos da Etec de São Vicente criam solução acústica com resíduos de pneus para drywall

'Silent Comfort' é um dos 36 projetos de Etecs e Fatecs finalistas da quinta edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios

qua, 03/01/2018 - 9h11 | Do Portal do Governo

Um grupo de cinco estudantes do curso técnico de Edificações da Escola Técnica Estadual (Etec) Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, encontrou uma solução sustentável para melhorar o isolamento térmico e acústico das paredes de gesso acartonado, também conhecidas como drywall. A proposta dos jovens é acrescentar resíduos de borracha de pneu ao gesso.

O projeto recebeu o nome de Silent Comfort e foi desenvolvido durante oito meses como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos alunos Edlayne Cintra Moreno Lima, Gabriel Paixão Oliveira, Ramon Batista Andrade, Raphael Dias Hodges Telles de Abreu e Thayná Leão de Souza, orientados pelos professores Adriana De Marchi e Rodrigo Asenjo.

Thayná conta que a ideia surgiu depois de os jovens realizarem pesquisas com consumidores da região que reprovaram o isolamento termoacústico do drywall utilizado pela construção civil. “Como minha mãe trabalha em uma empresa de recapagem de pneus, pensamos em buscar uma alternativa para reaproveitar os resíduos de fibra de borracha que são eliminados durante o processo de raspagem para aplicação de banda nova no pneu”, explica.

Após testes no laboratório da Etec, os alunos conseguiram encontrar uma fórmula capaz de agregar o gesso à borracha, atingindo a resistência necessária. “Nosso objetivo agora é fazer parcerias para transformar o protótipo em um produto de boa qualidade e com preço acessível”, ressalta. “O produto contribui ainda para minimizar os problemas causados pelo descarte de borracha de pneu no meio ambiente.”

Desafio Inova

O Silent Comfort é um dos 36 projetos de Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) finalistas da quinta edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. A competição tem como objetivo fomentar a pesquisa aplicada e a geração de modelos de negócios, estimulando o surgimento de novas startups.

Os alunos participarão do evento de premiação Melhor dos Melhores, programado para fevereiro de 2018, na sede do Centro Paula Souza, na Capital. Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das 12 categorias do desafio, além do melhor projeto da competição. Saiba mais

Do Centro Paula Souza