Aluna da Etec Carlos de Campos vence concurso de risotos e vai estudar na Itália

Com um risoto autoral de funcho, presunto de parma e noz pecã, a estudante do curso técnico de Cozinha venceu outros cinco finalistas

qui, 19/10/2017 - 19h44 | Do Portal do Governo

A aluna Thayna Cruz, da Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos, na capital, foi a vencedora do concurso de Gastronomia Criando um Risoto rumo à Itália – CPS e ICIF, realizado nesta quinta-feira, 19, pela Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza e o Italian Culinary Institute For Foreigners, escola internacional de cozinha italiana.

Com um risoto autoral de funcho, presunto de parma e noz pecã, a estudante do curso técnico de Cozinha ganhou o paladar dos jurados e venceu outros cinco finalistas, também alunos de Etecs. Ela foi premiada com uma bolsa de três meses para estudar gastronomia na Itália, além de um estágio em restaurante de alta gastronomia.

“Vai ser o início de uma grande fase na minha vida”, comemora Thayna. “Quero ser uma grande cozinheira.” A estudante conta que a elaboração da receita começou no pátio da escola, onde ela se sentou e começou a esboçar ideias para a receita.  Depois estudou, praticou e pediu orientação a seus professores para chegar no resultado perfeito. A ideia foi juntar elementos de texturas diferentes e homenagear a Itália com o tradicional presunto de parma.

Aos 20 anos, Thayna conta que descobriu sua vocação culinária ao preparar o primeiro arroz, há cerca de dez anos. Desde então, se empenha em desenvolver técnicas e conhecer pratos diferentes. Em casa, aproveita as influências da avó e das tias, vindas do interior da Bahia, e dos parentes do Paraná e de Minas Gerais. Não à toa, adora a cozinha brasileira, do interior, mas também nutre grande interesse pela cozinha italiana.

Ainda fora do mercado formal, a jovem já tem a cozinha como fonte de renda. Aprendeu a fazer brownies no começo do curso e sua receita já é famosa na Etec. Quando a mãe perdeu o emprego, essa renda passou a ajudar a família, que vive no bairro do Itaim Paulista, em São Paulo.

Festival de sabores

A estudante Maria do Rosario Lomar, da Etec Júlio de Mesquita, em Santo André, foi a segunda colocada, com um risoto de ora-pro-nóbis e queijo meia cura. Ela também ganhou uma bolsa do ICIF, na filial de São Paulo.

Daniel Di Luca, da Etec Santa Ifigênia, levou sabores bem brasileiros para o concurso, em um risoto de camarão com cambuci, perfumado com puxuri, uma especiaria nativa da região amazônica. Já Mateus Henrique Machado, da Etec de Piedade, apresentou um risoto com broto de bambu, panceta e ervilhas frescas.

A aluna Sinelia Caldeira, da Etec Carlos de Campos, serviu risoto de milho com crispy de couve e torresmo e Gabriela Freitas, da Etec Santa Ifigênia, usou leite de coco e pescada branca em seu prato. Todas as receitas são inéditas e foram selecionadas entre 48 inscritos.

Conheça a receita vencedora:

Risoto de funcho com presunto de parma e noz pecã

Serve quatro pessoas

Ingredientes

Fundo de legumes

2,5 litros de água

80 gramas de cebola

40 gramas de alho-poró

1 unidade de cravo-da-índia

2 gramas de semente de erva-doce

30 gramas de tomate

30 gramas de salsão

1 unidade de sachet d’épice

Risoto

400 gramas de arroz arbóreo

Funcho a gosto

200 gramas de presunto de parma

60 gramas de noz pecã

160 gramas de parmesão

100 gramas de manteiga sem sal

Sal a gosto

100 gramas de cebola roxa

150 mililitros de vinho branco seco

Modo de preparo 

Fundo de legumes

Corte os vegetais em cubos. Aqueça a panela, coloque os vegetais e sue. Acrescente a água e o sachet d’epice e cozinhe lentamente por 40 minutos.

Risoto 

Corte a cebola em brunoise, o funcho em chiffonade e as nozes em lâminas. Frite a cebola no azeite. Acrescente o arroz arbóreo e frite. Acrescente o vinho branco seco. Corte o presunto de parma de forma grosseira, com as mãos, e junte ao arroz. Despeje o fundo aos poucos, mexendo sem parar, até que o arroz esteja cozido. Acrescente a manteiga e mexa, depois o parmesão e o funcho. Corrija o sal. Finalize o prato com as nozes.

Do Centro Paula Souza