Governo do Estado entrega Creche Escola em Araras

Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 1,6 milhão na construção; unidade tem capacidade para atender 150 alunos de 0 a 5 anos

sex, 18/10/2019 - 17h37 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo entregou uma unidade do Programa Creche Escola em Araras, na região de Pirassununga, nesta sexta-feira (18). Trata-se da 45ª creche escola entregue pela atual gestão. A unidade contou com investimento de mais de R$ 1,6 milhão do governo paulista, em parceria com a prefeitura local.

A EMEI Professora Francisca Maria Mendes Marques tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Na região de Araraquara já foram entregues oito unidades e há outra com obras em andamento, também com capacidade prevista para atender 150 crianças.

A Diretoria de Ensino de Pirassununga conta com 50 escolas estaduais e quase 30 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as unidades, seis adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, três unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.

Programa Creche Escola

Para a viabilização de uma obra dentro do programa, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Secretaria, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a implantação do Creche Escola, em 2011, foram entregues 378 unidades e outras 241 estão em execução. Também nesta semana, a região de Marília recebeu duas novas unidades.