Vice-governador

Felicio Ramuth

Felicio Ramuth, 55 anos, é empresário, formado em Administração com MBA em Gestão Pública pela Faculdade Getúlio Vargas. É casado e pai de uma filha. Nasceu na capital paulista, onde estudou em colégio público e depois ganhou uma bolsa 100% integral para ingressar em colégio particular. Ainda jovem, mudou-se para São José dos Campos para assumir um pequeno negócio da família.

Começou na vida pública como presidente da Urbanizadora Municipal de São José dos Campos (Urbam). Depois foi secretário municipal de Transportes e secretário de projetos especiais de Comunicação ainda na prefeitura de São José dos Campos.

Em 2016, disputou pela primeira vez um cargo eletivo, quando foi eleito prefeito de São José dos Campos, a maior cidade do Vale do Paraíba, sendo o mais votado na história do município (219.511 mil votos), e foi reeleito no primeiro turno. Em abril de 2022, saiu da prefeitura com 82% de aprovação, entre bom, ótimo e regular. Ainda como prefeito, foi vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e presidente da Agência Ambiental do Vale.

Na vida pública, Felicio Ramuth definiu quatro eixos como princípio para melhorar a vida das pessoas: inovar, simplificar, compartilhar recursos e fazer uma gestão aberta e transparente, o que lhe assegurou vários prêmios como gestor público. São José dos Campos foi o primeiro município do Brasil a receber o certificado internacional de “Cidade Inteligente” pelas normas ISO/ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), fazendo parte de um seleto grupo de outras 79 cidades pelo mundo. A certificação foi concedida em março de 2022.

Quando prefeito, Ramuth aqueceu a economia local, desburocratizando e agilizando o processo de abertura de empresa em tempo recorde de 24 horas, e alavancou o Parque Tecnológico que bateu recorde de captação de empresas de tecnologias. Modernizou a gestão pública e implantou vários projetos inovadores, a exemplo do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), que é referência nacional; da Linha Verde, corredor sustentável inédito de desenvolvimento urbano que integra as duas regiões mais populosas da cidade; dos primeiros VLP’s: (Veículos Leves sobre Pneus) 100% elétricos do país; e da primeira frota de ônibus 100% elétrica e do Brasil que está sendo adotada no transporte público na cidade.

Arrojado e inovador, Felicio implantou a Lei da Inovação e foi o primeiro gestor público do Brasil a substituir toda a frota da Guarda Civil Municipal por veículos 100% elétricos; a exigir modelo sustentável em todas as obras da cidade, e a instalar lâmpadas de LED em todo o município. Também implantou o monitoramento por satélite de toda a cidade para evitar ocupações irregulares e fez a maior reforma administrativa no seu primeiro ano de mandato. Reduziu de 24 para 13 o número de secretarias, diminuiu a quantidade de cargos de livre nomeação, fez cortes nas despesas públicas e organizou as finanças do município e os fornecedores passaram a receber em dia.

Zerou a fila de espera nas creches e todas as crianças passaram a  primeira infância. Implantou a Educação 5.0, projeto inovador que oferece ferramentas tecnológicas para o ambiente escolar, a Plataforma de Educação Integral (PLEI) e o empreendedorismo nas escolas. Construiu a maior obra viária da cidade, a Via Cambui, com 8,5 quilômetros de extensão, e a Ponte Estaiada, para desafogar o trânsito em uma das regiões de maior tráfego, que virou o portal da cidade, entre outros projetos.

Durante a pandemia de Covid-19, ganhou destaque nacional pela forma como conduziu a crise à frente da prefeitura. Construiu em tempo recorde de 35 dias o Hospital de Retaguarda. Ao contrário do hospital de campanha, a nova unidade de saúde é definitiva e ficou para a cidade. São José dos Campos registrou a menor taxa de óbito por habitante entre os municípios paulistas com mais de 400 mil habitantes.

Link para baixar a foto em alta resolução.

* A Casa Militar e Defesa Civil é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
** A CGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
*** A PGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
**** A Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos está vinculada diretamente ao Gabinete do Governador;