Emprego e Relações do Trabalho

Cícero Firmino da Silva

Secretário de Estado

Cícero Firmino da Silva, mais conhecido como Cícero Martinha, começou sua atuação como metalúrgico e militante em 1975, numa empresa de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, onde fincou raízes. Ainda na década de 70, participou das primeiras greves por melhores condições de trabalho e salários naquela região. Foi escolhido pelo sindicato da categoria para implantar a Comissão de Fábrica da empresa em que atuava na ocasião, o que foi um grande passo para os trabalhadores.

Em 1982 passou a fazer parte da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e administrou a Colônia de Férias por três anos. Em 1985, foi eleito para a primeira secretaria da entidade, ficando no cargo até 1988.  De 1988 até 1991, assumiu a secretária geral e em 1991, assumiu pela primeira vez a presidência.

Em 1993, ocorreu a unificação com o Sindicato de São Bernardo, que não prosperou. Três anos depois, Martinha liderou o movimento de retomada do Sindicato de Santo André e Mauá.
Ocupou o cargo de diretor administrativo até 1999, quando foi eleito pela categoria para voltar à presidência, função que exerceu até ser indicado para esta Secretaria.

Martinha também tem passagens pela Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Santo André e Região, Força Sindical Nacional (como diretor-executivo) e da Regional ABC, Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (diretor), Associação dos Aposentados Metalúrgicos de Santo André e Região (presidente), dentre outras organizações, e concorreu como vice-prefeito nas eleições municipais de 2008 em Santo André.

Esteve por quase dois anos à frente da Secretaria do Trabalho Emprego e Economia Solidária de Santo André, uma primeira experiência no Poder Executivo. As conjunturas política e sindical fizeram com que voltasse ao sindicalismo em 2015, onde permaneceu até então.

Representando a Câmara Regional do ABC, participou de congressos, seminários, reuniões da OIT e Convenções Internacionais do Trabalho nos países: Uruguai, Argentina, México, EUA, China, Hong Kong, Malásia, Cingapura, Alemanha, Itália, Inglaterra, França e Suíça.

Atualmente preside o diretório regional do Solidariedade em Santo André.

Serviços e informações

Endereço: