Direitos da Pessoa com Deficiência

Célia Leão

Secretária de Estado

Deputada estadual pelo PSDB, Célia Leão está em seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Paulistana, tem 63 anos, é advogada, casada e mãe de três filhos.

Célia é considerada uma das parlamentares mais atuantes de São Paulo, tendo como base a política e luta pelos direitos das pessoas com deficiência. É uma das fundadoras do PSDB em Campinas, onde foi eleita em 1988, como vereadora constituinte (uma das autoras da lei Orgânica do Município) e candidata à prefeita, em 1996.

Ao longo de sua trajetória política, apresentou centenas de projetos e conseguiu aprovar várias leis importantes para a população de São Paulo, como a Lei da Acessibilidade, Lei da Recompensa, Lei contra Roubo de Cargas em São Paulo, Lei que proíbe propaganda de bebidas alcoólicas na beira das rodovias paulistas, criação do Parlamento Jovem, conquista da isenção do IPVA para deficientes, entre muitas outras, além de dezenas de requerimentos, indicações e emendas participando diretamente na criação das políticas públicas nas áreas em que atuou.

Atualmente, preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Foi corregedora da Assembleia Legislativa de São Paulo, presidente por quatro vezes da Comissão de Ciência Tecnologia, presidente por três vezes da Comissão de Fiscalização e Controle e membro das comissões de assuntos desportivos e meio ambiente.

Foi coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo por 12 anos e atuou diretamente na criação dos Municípios se Interesse Turístico. Célia Leão é paraplégica devido a um acidente de automóvel há 40 anos, mas isso nunca impediu seu trabalho, crescimento e participação.

Serviços e informações

Endereço: