Governador

Tarcísio de Freitas

Nascido no Rio de Janeiro, Tarcísio de Freitas morou por lá até os dois anos de idade. Dali em diante, morou em Brasília, São Paulo, Pernambuco, no Rio Grande do Norte e Amazonas. Viveu também no Haiti, onde serviu o Brasil como chefe da seção de engenharia do Exército em uma missão de paz da ONU.

Em Campinas, estudou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde começou a vida profissional. É formado na Academia Militar das Agulhas Negras e no Instituto Militar de Engenharia, onde também fez seu mestrado.

Serviu o Exército por 17 anos e passou por três gestões no governo federal em cargos diferentes. Esteve à frente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no governo de Dilma Rousseff, e foi secretário de coordenação de projetos do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) no governo Temer, até que teve a oportunidade de se tornar ministro da Infraestrutura no governo do presidente Jair Bolsonaro.

No ministério, Tarcísio assumiu a missão de finalizar obras inacabadas e conceder o máximo
possível de ativos para a iniciativa privada, a melhor forma de atrair investimentos e gerar emprego em tempos de restrição fiscal.

Tarcísio foi responsável por pavimentar e duplicar estradas de Norte a Sul; construir pontes que libertaram as pessoas das balsas e conectaram regiões remotas do país; esteve à frente da realização de 83 leilões que garantiram quase R$ 100 bilhões de investimentos e geraram cerca de 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos.

Promoveu ainda o renascimento das ferrovias, plantando as bases para que o país volte a ser ligado por trilhos, por meio do maior programa ferroviário dos últimos 100 anos. Em sua primeira disputa a um cargo eletivo, Tarcísio foi eleito governador do Estado de São Paulo pelo partido Republicanos, com 55% dos votos válidos.

Link para baixar a foto em alta resolução.

* A Casa Militar e Defesa Civil é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
** A CGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
*** A PGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
**** A Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos está vinculada diretamente ao Gabinete do Governador;