Ipem

Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. Representa o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) no Estado de São Paulo.

Executa serviços essenciais para proteção do cidadão paulista em suas relações de consumo e exerce a verificação e fiscalização de:

  1. Instrumentos de medição – balanças, taxímetros, bombas medidoras de combustíveis, medidores de velocidade (radares), máquinas de medir café, metro comercial, entre outros;
  2. Produtos pré-medidos – pesados ou medidos sem a presença do consumidor, como a maioria dos produtos consumidos pela população: açúcar, arroz, feijão, manteiga, produtos de limpeza, papel higiênico, entre muitos outros, a exemplo também do botijão de gás de cozinha;
  3. Produtos com certificação compulsória – itens que só podem ser comercializados com o selo do Inmetro, garantia para o consumidor de que passou por ensaios e atendem a normas de segurança e qualidade. Brinquedos, bicicletas para crianças, capacetes, preservativos, embalagens de álcool e fósforos, eletrodomésticos, entre outros;
  4. Produtos têxteis – roupas, tecidos, tapetes, entre outros. Uma etiqueta deve estar presente obrigatoriamente e conter seis informações: indicação do tamanho, marca do fabricante, CNPJ, país de origem, composição têxtil e cuidados para conservação;
  5. Produtos perigosos – Os fiscais verificam se as condições do veículo e do equipamento (tanque de carga) que transportam produtos químicos e combustíveis líquidos estão dentro das normas de segurança do Inmetro.

O Ipem-SP conta ainda com um Centro Tecnológico onde oferece serviços em metrologia, calibrações e medições especiais com a emissão de certificados e laudos técnicos.

Criado em 30 de julho de 2004, o Organismo Certificador de Produtos do Ipem (Ocipem) tem como objetivo fornecer serviço de avaliação da conformidade ou exame sistemático do grau de atendimento, por parte de um produto, processo ou serviço, a requisitos especificados.

Por meio do Ocipem, o instituto está acreditado junto ao Inmetro para realizar a certificação da cachaça e já solicitou a ampliação do escopo de trabalho para a certificação de silos para armazenamento de grãos.

Além dos trabalhos de fiscalização, o cidadão paulista tem na ouvidoria do Ipem-SP um importante aliado na defesa dos seus direitos. Reclamações, denúncias, esclarecimentos e elogios sobre os serviços prestados podem ser feitos por e-mail, carta, pessoalmente ou pelo telefone 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Guaracy Fontes Monteiro Filho

Superintendente

Serviços e informações

Endereço: 

Rua Santa Cruz, 1922 – Vila Gumercindo – CEP 04122-002- São Paulo – SP
Fone: 
(11) 3581-2000

E-mail: gabineteipem@sp.gov.br

Visitar site

Mais orgãos e entidades