USP: Museu de Geociências expõe réplica de dinossauro de 12 metros de comprimento

Vegetação que caracterizava a época em que o animal viveu completa o cenário da exposição

qui, 27/11/2003 - 12h46 | Do Portal do Governo

Uma réplica do esqueleto do dinossauro Allosaurus fragilis, com 3,5 metros de altura por 12 de comprimento, pode ser vista no Instituto de Geociências da USP. A iniciativa é da Oficina de Réplicas do Museu de Geociências. A vegetação que caracterizava a época em que o animal viveu completa o cenário da exposição.

De acordo com o paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, professor do instituto e um dos responsáveis pelo projeto, a espécie viveu entre 154 e 144 milhões de anos atrás. Ele explica que ‘o animal viveu no período correspondente à metade da época em que existiram os dinossauros’.

O trabalho de construção do esqueleto, o segundo de uma série, durou oito meses e foi executado pela Oficina Naval. Anelli informa que há outros dois exemplares. “Um cumprirá um roteiro itinerante pelas universidades públicas paulistas e o outro poderá ser alugado por empresas ou eventos que tenham interesse”.

Outro pesquisador do instituto envolvido no projeto das réplicas, professor Thomas Rich Fairchild, ressalta que, embora o Allosaurus tenha passado por um processo bem-sucedido de adaptação ao meio em que viveu, a espécie habitou a Terra durante cinco a dez milhões de anos, o que é pouco tempo em relação à idade do nosso planeta’.
De acordo com o diretor do instituto, professor Wilson Teixeira, a Oficina de Réplicas dispõe de financiamento da Fundação Vitae e apoio do Instituto de Geociências e do Fundo de Cultura e Extensão da USP.

SERVIÇO

Exposição da réplica do dinossauro Allosaurus fragilis
Local: Instituto de Geociências da USP
Endereço: Rua do Lago, 562 – Cidade Universitária, Butantã/SP.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas

Da Agência Imprensa Oficial