USP: Jogo didático auxilia na capacitação de agentes comunitários de saúde

Trabalho foi desenvolvido na USP de Ribeirão Preto

qua, 09/03/2005 - 11h58 | Do Portal do Governo

Do Portal da USP
Por André Benevides

Os tradicionais jogos de tabuleiro têm demonstrado que não servem apenas para divertir como também possuem um grande potencial no ensino de conteúdos extremamente maçantes e teóricos. Um exemplo é a capacitação de agentes comunitários de saúde, como ocorreu em um estudo realizado na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP), pela pesquisadora Raquel Dully de Andrade.

Em sua dissertação de mestrado, orientada pela professora Débora Falleiros de Mello, Raquel desenvolveu um jogo que aumentou em quase 20% a correção das respostas em um teste aplicado antes e depois do exercício.

Segundo ela, o índice de acerto subiu de 59,5% para 79,3% após os agentes de saúde terem realizado uma sessão do jogo, que trata de doenças respiratórias em crianças menores de 5 anos. ‘Um aspecto importante deste método é que ele valoriza o conhecimento prévio dos agentes’, afirma.

Aparentemente um clássico jogo de tabuleiro em que é necessário responder corretamente às questões para avançar o peão, a atividade coloca os jogadores frente a situações cotidianas, nas quais precisam identificar problemas e analisar as condutas adequadas em cada caso. A dupla da vez expõe suas respostas para o grupo, que as discutirá, concordando ou propondo outro parecer. ‘A partir da troca de experiências, eles constroem um saber científico muito atrelado à prática profissional, o que facilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos’, explica Raquel.

O método apresenta, ainda, uma série de vantagens com relação às técnicas tradicionais de ensino usadas na capacitação destes agentes. A pesquisadora acredita que nesse processo de ensino-aprendizagem, onde expor suas opiniões é uma regra do jogo (e alguns deles não o fariam se não fosse necessário), cria-se um espírito de equipe de maneira mais sólida. E, segundo ela, a maior integração da equipe colabora para a humanização de seu trabalho.

Mais informações podem ser obtidas no site www.usp.br/agen
V.C.