USP da Zona Leste abre portas à população

Inauguração do novo campus será neste domingo, 27 de fevereiro, às 10 horas

sáb, 26/02/2005 - 14h09 | Do Portal do Governo

Neste domingo, dia 27, às 10 horas, o novo campus da USP (Universidade de São Paulo) na Zona Leste, será inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin. Até agora, o empreendimento já recebeu investimentos de R$ 53 milhões. A universidade abrigará a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com dez novos cursos: Gestão Ambiental, Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas, Marketing, Licenciatura em Ciências da Natureza, Lazer e Turismo, Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Ciências da Atividade Física, Gerontologia e Obstetrícia.

No total, são oferecidas 1.020 vagas nos períodos matutino, vespertino e noturno. O Conselho Universitário da USP também aprovou a criação de outros dois cursos para o campus: Bacharelado em Tecnologia Musical e em Mídias Digitais. Esses dois cursos, porém, vão passar por algumas reformulações conceituais e deverão ser implementados a partir de 2006.

A nova unidade foi implantada em uma área de 1,25 milhão de metros quadrados junto ao Parque Ecológico do Tíête. Da primeira fase das obras fazem parte o Núcleo Inicial Didático, um prédio de dois pavimentos com oito salas de aula, três salas especiais para acomodar 120 alunos em cada uma, duas salas para informática, dois laboratórios básicos, sala para biblioteca e sala para docentes. A área construída é de 5.200 metros quadrados.

O Núcleo é complementado pelo Centro de Apoio Técnico – CAT, com 600 metros quadrados, que acomodará a administração, pelo prédio destinado à segurança do campus e pelo refeitório de 540 metros quadrados, com capacidade para servir 220 refeições em esteiras.

Além de salas para cursos de aperfeiçoamento e extensão, haverá espaço para desenvolvimento de projeto de recuperação da memória cultural da região e balcão de atendimento do Sebrae, uma das instituições parceiras da iniciativa.

As aulas da nova unidade começam na segunda-feira, dia 28 de fevereiro. A USP Leste fica na Av. Arlindo Bétio, s/n, em Ermelino Matarazzo, e o acesso pode ser feito pela rodovia Ayrton Senna, saída 17.