USP: Campus 2 de São Carlos aproxima alunos de engenharia

O projeto irá reunir os alunos de três cursos de engenharia de São Carlos

qua, 02/02/2005 - 17h27 | Do Portal do Governo

O campus 2 da USP São Carlos, que deve receber cerca de 500 alunos no começo do ano letivo, trará uma maior integração aos alunos das engenharias da computação, ambiental e aeronáutica. A avaliação é do prefeito do campus de São Carlos, Dagoberto Dario Mori. ‘No campus 1 os prédios das salas de aula são blocos isolados, e os alunos mantém contato quase que apenas com seus colegas de curso’, afirma.

Segundo Mori, ‘a idéia deste conjunto é reunir todas as salas de aulas e laboratórios do curso básico em um único local. Por conta disso, este novo projeto propicia uma interação muito maior, o que é melhor para os alunos e para a comunidade USP’. Além disso, o projeto, que foi repetido na construção da USP Leste, é modular, ou seja, pode ser expandido ou espelhado, de acordo com a demanda.

Dos quatro blocos do projeto original, foram construídos nesta primeira fase dois deles, com dois andares cada. ‘Estes prédios permitem uma ampliação muito grande. Pode-se fazer ainda mais dois andares em cada, conforme a necessidade no campus’, explica ele.

Já o vice-prefeito, Carlos Reynaldo Toledo Pimenta, adianta que em janeiro foram iniciadas as obras do terceiro bloco, que servirá provisoriamente de restaurante. O prédio definitivo do refeitório, que servirá cerca de duas mil refeições por período, deve ter sua construção iniciada em abril, com previsão de entrega para dezembro. Quando estiver pronto, o terceiro bloco terá suas salas liberadas para aulas.

Segundo Pimenta, com a inauguração, no último dia 15, do prédio que abrigará os alunos do curso de Engenharia de Computação, já é possível assegurar que a maior parte das obras desta primeira fase estará em condições para recepcionar os novos alunos. Ele diz que até o dia 20 de fevereiro os prédios da engenharia ambiental e da aeronáutica já cumprirão os requisitos para serem abertos aos estudantes, que iniciam as aulas no dia 28.

Já estão prontos e em funcionamento o Centro de Apoio Técnico (CAT) e a Base de Segurança Comunitária. A infra-estrutura básica, como o complexo viário, os sistemas de água, esgoto, eletricidade, iluminação pública e telefonia, está nas últimas etapas de instalação. Está prevista ainda a construção de quatro pontes, das quais uma deve estar pronta em março. A biblioteca no novo campus deve ser entregue em fevereiro de 2006.

Ecologia e pesquisa

Com um orçamento de aproximadamente R$ 18,3 milhões para a primeira etapa de construção, o campus 2 contará com alguns diferenciais com relação às outras unidades. Um exemplo é que ele terá um monitoramento ambiental sobre as reservas de mata ciliar e sobre a água que entra e sai da Universidade. ‘Como o campus abriga duas nascentes, é importante saber como estamos recebendo esta água e como ela será liberada para as outras regiões’, conta Mori. Ele afirma ainda que os equipamentos já começaram a ser instalados, entre eles uma estação climatológica.

Outra novidade é que as pontes que serão construídas sobre o córrego que corta o campus 2 são resultado de teses de doutoramento da própria USP de São Carlos. No total, serão duas pontes mistas de madeira e concreto e duas apenas com madeira.

Nesta primeira fase do projeto, está sendo construída uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados, incluindo os cinco quilômetros do sistema viário. Distando quatro quilômetros da outra unidade, o campus 2 tem uma área total de 97,5 hectares, dos quais 39% formam um faixa de preservação ambiental. Mais de 10 mil mudas da flora nativa já foram plantadas, iniciando o processo de reflorestamento das matas ciliares do campus.

Mais informações: (16) 3373-9100

André Benevides – Agência USP