Unicamp abre suas portas para 30 mil estudantes do ensino médio

Estudantes de quase 500 escolas de vários Estados visitaram a universidade

dom, 31/08/2003 - 11h43 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O evento Universidade de Portas Abertas (UPA) da Unicamp recepcionou, em seu campus de Campinas, aproximadamente 30 mil alunos de escolas de ensino médio de todo o Brasil. O encontro, que ocorreu nesta sexta e sábado, dias 29 e 30, teve como ponto de convergência para chegada e saída de estudantes o Ginásio Multidisciplinar da Universidade (GMU). De lá, os visitantes foram encaminhados, de ônibus, aos locais previamente selecionados.

Quase 500 escolas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Paraná se inscreveram. De Goiás, o Estado mais distante, vieram alunos de Goiânia e Rio Verde. Os estudantes foram acompanhados por 200 monitores, que receberam treinamento para mostrar a universidade aos interessados. Além disso, uma praça foi montada próxima ao GMU para os jovens fazerem suas refeições, com a opção de outras alternativas.

A UPA teve por finalidade apresentar aos visitantes as atividades desenvolvidas na instituição – bibliotecas, hospitais e outros serviços. Durante dois dias, eles conheceram as 21 unidades de ensino e pesquisa da Unicamp, seus 25 núcleos e centros interdisciplinares, além de outras áreas acadêmicas ou de serviços espalhadas pelo campus, nas quais estão em desenvolvimento mais de 3 mil pesquisas científicas e tecnológicas.

Primeira grandeza

O reitor da Unicamp, professor Carlos Henrique de Brito Cruz, ressalta a importância da UPA para alunos que pretendem ingressar no ensino superior. ‘Esperamos que esta seja uma boa oportunidade para conhecer uma instituição que é, ao mesmo tempo, um centro de pesquisas de primeira grandeza em que estudam mais de 25 mil alunos e se desenvolvem milhares de projetos científicos e tecnológicos’, afirma.

Foram realizadas palestras, visitas a laboratórios, shows, apresentações musicais, exposições e demonstrações. Segundo o professor José Tadeu Jorge, vice-reitor e coordenador do evento, a iniciativa de tornar a universidade acessível ao público tem duas motivações: mostrar aos visitantes o interior de uma instituição que conjuga o ensino à pesquisa e facilitar a escolha da carreira universitária mediante estreito contato com os pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento.