Unesp: Medicina amplia Programa de Residência em Saúde da Família

Residência estará aberta, agora, a profissionais de outros ramos da saúde

qua, 23/02/2005 - 18h08 | Do Portal do Governo

No próximo dia 14 de março, terá início a terceira turma do curso de Especialização em Saúde da Família (modalidade residência) realizado pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. A novidade dessa nova etapa é o aumento do número de vagas e a multidisciplinariedade. Serão selecionados 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. .

De acordo com a coordenadora do curso, professora Tania Ruiz, do Departamento de Saúde Pública da Medicina/Unesp, o objetivo desse programa de residência é preparar os profissionais para atuar nas unidades básicas de saúde e, assim, contribuir para a organização e melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, aproximadamente, 80% dos pacientes podem ter seus problemas de saúde resolvidos na Atenção Básica em Saúde, a porta de entrada do sistema, que também é importante para ações preventivas. Portanto, a qualidade do profissional que atua neste nível da assistência é fundamental.

Durante a Especialização, os residentes desenvolvem atividades teóricas e práticas, que são supervisionadas pelos profissionais do Sistema Municipal de Saúde de Botucatu; e por preceptores, professores e por um coordenador de área, todos pertencentes ao corpo docente da Faculdade.

No próximo curso, com a ampliação da multiprofissionalidade, a ética será um dos pontos mais importantes a ser trabalhado com os alunos, tanto no aspecto do relacionamento humano com os outros profissionais das unidades de Saúde da Família municipais, quanto em relação à comunidade, uma vez que o Programa de Saúde da Família inclui atividades como visitas da equipe multiprofissional aos lares da comunidade.

A formatura da primeira turma do curso de Especialização em Saúde da Família, que foi avaliada de forma positiva por professores e alunos, ocorreu no último mês de janeiro e contou com a participação de nove alunos entre médicos e enfermeiros.