Unesp: Faculdade de Ciências e Tecnologia reestrutura Museu de Presidente Prudente

Professores e alunos cadastraram e catalogaram documentos, mapas, objetos, fotos e microfilmes

seg, 21/02/2005 - 14h15 | Do Portal do Governo

Um grupo de professores e alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP, campus de Presidente Prudente, concluiu a reestruturação do museu municipal da cidade, criado em 1975. Financiado pelo Programa de Políticas Públicas da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com valor de R$ 135 mil, o projeto de quatro anos envolveu dez docentes e 150 alunos. ‘Cuidamos da organização e informatização de consulta a documentos, recortes de jornais, mapas e fotos históricas’, afirma a docente do Departamento de Planejamento da FCT, Ruth Künzli. ‘Como não se sabia exatamente que tipo de documento existia, a primeira etapa do trabalho foi o levantamento de todo o material’, conta.

Foram cadastrados e catalogados 120 animais empalhados e 600 peças históricas, 390 mapas e cartas acondicionados em tubos, 6 mil fotos digitalizadas, 40 fitas cassetes e três VHS transcritas, além de microfilmes das coleções dos jornais A Voz do Povo e Correio da Sorocabana. ‘Selecionamos e organizamos cerca de 30 mil documentos de arquivo’, calcula Ruth. ‘Além de facilitar a consulta, o objetivo é evitar a deteriorização dos documentos históricos pela sua manipulação’, acrescenta. Além de treinamento para os funcionários, também foi produzido um novo sistema de fichamento dos atuais e futuros documentos históricos catalogados.

Segundo a pesquisadora, todo o trabalho foi baseado nos melhores museus da Europa. ‘Inclusive, uma das integrantes da equipe foi visitar alguns deles em Portugal para levantar mais informações sobre o melhor método de organização do material’, ressalta Ruth. Entre os principais colaboradores do projeto estão Rita Bettini, responsável pela organização das fotos; Arlete Menegette, pelos mapas; Jairo Gonçalvez Melo, pelos jornais e arquivos e Maria Peregrina Fátima Rotta Furlanetti, pelo projeto de Museu Escola. A próxima etapa será a revitalização da estrutura física do museu. Um banco de dados e um site do projeto podem ser acessados pela internet, no endereço www.multimidia.prudente.unesp.br/museuvirtual.

Do Portal da Unesp – www.unesp.br

(LRK)