Turismo: Governo instala Roteiro dos Bandeirantes em Santana de Parnaíba

Instalação do Roteiro abrange oito cidades

seg, 17/11/2003 - 17h39 | Do Portal do Governo

Instalado no último dia 14, no Museu Casa do Anhanguera, em Santana de Parnaíba, por meio da Resolução Nº 16/2003, o Roteiro dos Bandeirantes, que compreende as cidades de Santana de Parnaíba, Salto, Itu, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Porto Feliz, Tietê e Araçariguama, já teve desdobramentos.

Logo após a cerimônia de instalação, o Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, convocou integrantes do grupo de trabalho responsável pelo Roteiro para uma primeira e imediata reunião. Representantes dos 8 municípios se reuniram com o Secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo, Marco Antonio Castello Branco, e com a titular da COTUR, Coordenadora de Turismo, Sônia Belardinucci.

Resultado: as Câmaras Municipais dos oito municípios aprovarão uma Lei oficializando o Roteiro dos Bandeirantes. A próxima reunião está agendada para o dia 26 deste mês, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, em São Paulo.

O evento, ao qual compareceram os Secretários de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, o Secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, o Adjunto da Cultura, Edmur Mesquita, os prefeitos dos oito municípios, deputados e vereadores, contou também com a presença do poeta Paulo Bonfim, que saudou Santana de Parnaíba com uma prece de sua autoria.

José Goldemberg ressaltou a importância do Rio Tietê no Roteiro. “Vamos limpar a calha do Tietê e acabar com a poluição que se estende rio abaixo. Vamos deixar o Tietê como era na época dos bandeirantes, navegável”, declarou o secretário.

Finalizando a solenidade, Meirelles fez um discurso comovente, que se transformou em verdadeira aula de história. Disse que foi o inconformismo que possibilitou a formação de um país com as dimensões do Brasil. “Nós, os lusitanos, chegamos ao Brasil porque não nos conformamos com a estreita faixa de terra que era Portugal. Chegamos a São Vicente e subimos a serra.

Também não nos conformamos e chegamos a Santana de Parnaíba e fizemos a catapulta da História. E ainda assim não nos conformamos e descemos rio afora, até o Porto Feliz, transitando pelo Tietê, e fomos seguindo. Chegamos a Goiás e não paramos mais” exultou Meirelles, que citou Camões : “Se mais mundo houvera, lá chegara”.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento, Econômico e Turismo/L.S.