Tratamento humanizado é destaque em casa de parto premiada

'Não tem aquele ambiente de hospital', afirma paciente sobre Casa de Maria

ter, 08/03/2005 - 18h24 | Do Portal do Governo

Na madrugada desta terça-feira, dia 8, a bilheteira de parque de diversões Deuzilene Maria dos Santos, 25 anos, deu à luz a seu segundo filho Felipe, que nasceu de parto normal na Casa de Maria, instituição localizada na periferia da Zona Leste que ganhou do Ministério da Saúde o prêmio de melhor casa de parto da região sudeste do país em 2004. “Aqui os médicos dão mais atenção e não tem aquele ambiente de hospital”, afirma a parturiente.

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estiveram nesta terça-feira na instituição, onde receberam o prêmio. Instalada na área externa do Hospital Geral do Itaim Paulista, região que concentra 450 mil habitantes e faz divisa com os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Guarulhos, a Casa de Maria já realizou em seus três anos de existência cerca de 3 mil partos normais.

Alckmin disse que o prêmio de melhor casa de parto da região sudeste do país representa o reconhecimento ao bom trabalho da instituição do Itaim Paulista. O governador, que é médico, ressaltou a humanização que é feita no local e observou que somente em casos excepcionais é que devem ser feitas as cesarianas. “O parto normal é melhor tanto para a saúde da mulher quanto para a criança”, considerou.

O número de partos normais feitos na Casa de Maria está abaixo da capacidade, que pode chegar a 240 por mês. Atualmente, são feitos 100 todo mês. Alckmin falou que para alterar este quadro é preciso mudar a filosofia das pessoas, fazendo um trabalho de divulgação nas redes de postos de saúde, conscientizando as mulheres. Ele lembrou que, caso a parturiente necessite fazer uma cesariana, a cirurgia pode ser realizada no Hospital Geral de Itaim Paulista, que fica em frente à instituição.

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Alckmin inaugurou o Cantinho da Beleza, no Hospital Geral do Itaim Paulista.

Valéria Cintra