Transportes Urbanos: Jazz Band da PM se apresenta no Terminal Metropolitano de Diadema

Repertório se diferencia por contar com variados gêneros de música

seg, 14/02/2005 - 19h35 | Do Portal do Governo

Durante o mês de fevereiro, o programa Arte nos Terminais, uma parceria entre a EMTU/SP e a Metra – Concessionária do Corredor Metropolitano São Mateus Jabaquara – leva música aos usuários do sistema.

Nesta terça-feira, dia 15, os músicos do Jazz Band da Polícia Militar do Estado de São Paulo se apresentarão no Terminal de Diadema, na Av. Conceição, Parque Mamede.

O repertório do Jazz Band se diferencia das bandas clássicas militares por contar com variados gêneros de música. Além de Jazz, eles também tocam Bossa Nova e MPB.

Não é a primeira vez que o Jazz Band da Polícia Militar se apresenta nos Terminais da Grande São Paulo. Os integrantes tocam uniformizados, o que não compromete a desenvoltura nas apresentações. A sensibilidade musical e a intimidade com os instrumentos contagiam os usuários que chegam a dançar e até pedir algumas músicas.

História

Fundado em 1914, o Jazz Band da Polícia Militar do Estado de São Paulo teve sua origem quando músicos da Banda Sinfônica, mantida pelo Corpo Musical, fundado em 1857 e por vários grupos musicais como a Banda Sinfônica, Quinteto de Metais, Quinteto de Sopros, Camerata, Coral Masculino e Seções de Bandas, lançou a proposta de formação de um grupo que trabalhasse com um repertório específico de Jazz.

O Jazz Band toca com a atual formação desde 1991 e o seu repertório se diferencia das bandas clássicas militares por apresentar variados gêneros de música, com conhecidos arranjos da Música Popular Brasileira. As outras apresentações no mês de maio são as seguintes:

Apresentações
– Dia 24/02 – Terminal Santo André (Oeste) – 12 horas
– Dia 02/03 – Terminal São Bernardo – 17 horas
– Dia 08/03 – Terminal São Mateus – 12 horas
– Dia 18/03 – Terminal Jabaquara – 17 horas
– Dia 23/03 – Terminal Cotia – 17 horas

Arte nos Terminais

O programa Arte nos Terminais, lançado em agosto de 1997, tem a finalidade de levar diferentes manifestações artísticas aos usuários do Corredor Metropolitano, que transporta 200 mil passageiros/dia e atende aos municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.

A intenção é mudar o cotidiano das pessoas com cultura e lazer no vai e volta do transporte metropolitano.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP