Transportes Urbanos: EMTU/SP aprimora o uso da Tecnologia da Informação

Objetivo é implantar estações de trabalho com o sistema operacional Linux

sex, 04/03/2005 - 15h08 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) mantém constante processo de atualização dos seus sistemas e equipamentos para facilitar o acesso dos usuários e, principalmente, aprimorar as informações internas, o que garante mais eficiência nas principais atividades da empresa: planejar e controlar o transporte metropolitano sobre pneus.

Prova dessa política da EMTU/SP é a conclusão, no último mês de fevereiro, do processo de implementação do uso de softwares livres com a instalação do pacote de escritório, semelhante ao Microsoft Office, em todos os computadores da empresa. Mas os trabalhos não param por ai. A intenção é implantar estações de trabalho com o sistema operacional Linux, que substituirá o programa Windows, Web Server (servidor de páginas de internet e intranet) e servidor de correio eletrônico.

Esta medida tem o objetivo de atender às orientações do Governo do Estado de São Paulo, na qual todos os órgãos e empresas deverão, preferencialmente, usar programas de código aberto nos equipamentos, sistemas e processos de trabalho. O uso de softwares livres é mais econômico, pois o produto tem custo menor, uma vez que está disponível para qualquer pessoa utilizar, copiar e distribuir, gratuitamente, na sua forma original. A economia obtida viabiliza maior investimento em hardware (equipamentos), o que pode aumentar o número de usuários com acesso aos sistemas.

A implantação de softwares livres na EMTU/SP começou em novembro de 2004. Em outubro do mesmo ano empregados fizeram um treinamento aplicado por uma empresa de consultoria para se adaptar ao software livre Openoffice.org.

Enterprise Resource Planning (ERP) uma ferramenta para as decisões estratégicas da empresa

Outro exemplo de ações da EMTU/SP para aperfeiçoar a Tecnologia da Informação na empresa é a implementação do Sistema de Gestão Administrativa, Financeira e Comercial (ERP – Enterprise Resource Planning) da Benner que está em sua fase final. Todos os módulos estão em operação e o próximo passo é integrá-los, o que promoverá maior controle das operações, agilidade e dinamismo com o fim dos retrabalhos e papéis em circulação, melhoria na administração das informações que serão mais seguras e confiáveis e, ainda, facilidade nas decisões estratégicas da empresa.

O ERP é um conceito amplamente utilizado hoje por empresas de todos os portes, com o objetivo de tornar a gestão de processos mais simples e eficiente. Este sistema contém vários aplicativos para viabilizar a integração entre as diversas áreas que envolvem grande parte das atividades administrativas, financeiras e comerciais realizadas na EMTU/SP.

Em 2004 foi criado um grupo de trabalho, que passou por vários treinamentos, para possibilitar o acompanhamento da implementação dos diversos módulos do ERP e ajudar na disseminação da cultura do uso dessa ferramenta nos processos de diversas áreas (recursos humanos, orçamento, contratos, estoque, entre outras). Nesse período as ações do grupo voltaram-se para adequar os processos internos ao novo sistema.