Transportes Urbanos: EMTU apresenta os resultados do Índice de Qualidade do Transporte

Índice é composto por quatro indicadores do sistema são avaliados pela EMTU/SP

qua, 02/02/2005 - 20h39 | Do Portal do Governo

A Empresa Auto Viação Urubupungá foi a vencedora do primeiro ciclo, realizado em 2004, do programa Índice de Qualidade do Transporte (IQT) desenvolvido e implantado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP). Trata-se de uma inovadora ferramenta de gestão que auxiliará o gerenciamento dos contratos das empresas do sistema de transporte metropolitano sobre pneus.

“A importância do IQT está no processo de gerenciamento do sistema, pois com esta ferramenta é possível aprimorar a gestão dos serviços e alavancar melhorias para o setor, declarou o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, aos diretores e representantes das 51 empresas de ônibus da RMSP presentes no evento de entrega do prêmio IQT, ocorrido no dia 01/02, na unidade da EMTU/SP, em São Bernardo do Campo.

Indicadores

O IQT é composto por quatro indicadores do sistema são avaliados pela EMTU/SP. Os pesos dos índices para o cálculo final foram definidos em trabalho conjunto entre os técnicos da gerenciadora e das empresas de ônibus. Eles são relacionados à operação, qualidade da frota, satisfação do cliente e desempenho econômico-financeiro. No ciclo deste ano deverá ser incluído o indicador de responsabilidade social das empresas de transporte.

Opinião do usuário

A grande novidade do IQT são as pesquisas realizadas em 2004 para avaliar os serviços do ponto de vista do cliente. Mais de 20 mil entrevistas foram realizadas e ajudaram, ainda, a conhecer o perfil dos usuários do transporte metropolitano sobre pneus: é uma população predominantemente jovem (de 14 a 40 anos), com médio grau de instrução (intermediário e universitário) e maior concentração de renda familiar na faixa entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00. O motivo mais frequente das viagens no sistema é o trabalho.

Abrangência

O serviço de transporte metropolitano sobre pneus na RMSP tem alto índice de aprovação, de acordo com a pesquisa de opinião: 73% dos usuários avaliam o serviço como excelente e bom. As pesquisas corresponderam a 22,6 mil entrevistas, realizadas em cerca de 300 linhas que atendem a 90% da demanda total do sistema.

Reclamações

Em média, nas entrevistas houve uma reclamação por linha. A principal queixa do usuário que utiliza as linhas metropolitanas é a frequência e os intervalos entre as partidas. O valor das passagens e a programação da operação nos finais de semana são as reclamações que vêm em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Outra conclusão do primeiro ciclo do programa IQT na região metropolitana de São Paulo é a verificação da grande coerência no padrão de resposta do usuário, atestando a confiabilidade do trabalho realizado.

Diante dos resultados, o presidente da EMTU/SP declarou que as informações obtidas são valiosas para buscar o cliente que ainda não utiliza o transporte metropolitano, mas a importância dessa ferramenta vai mais além: “Agora temos a metodologia para gerenciar os contratos e fazer a análise do desempenho do serviço que está sempre em evolução”.

Outros índices

Na classificação geral do IQT as empresas Jacarei e Carapicuíba conseguiram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Os serviços das empresas Metra, Pássaro Marron e Del Rey foram os melhores avaliados pelos clientes entrevistados e, portanto, tiveram melhor classificação no índice IQC.

As empresas Himalaia, Jacarei e Urubupungá receberam melhor pontuação no índice que verifica a qualidade da frota (IQF).

No índice de desempenho econômico-financeiro (IQE) as operadoras com melhor classificação foram Mairiporã, Carapicuíba e Suzano.

As empresas Jacarei, Urubupungá e Cidade Caieiras foram as melhores no índice que avalia a operação dos serviços (IQO).

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
Assessoria de Imprensa