Transportes Urbanos: CPTM realiza operação ‘mata-mato’ nas vias

A operação é diária e previne o crescimento de matagais nas áreas de trânsito

seg, 07/03/2005 - 17h30 | Do Portal do Governo

Periodicamente, uma equipe de trabalho responsável pela operação conhecida como ‘mata-mato’ entra em ação. A tarefa desse grupo é evitar o crescimento desordenado da grama e algumas espécies daninhas que nascem dia após dia, em locais indevidos.

Eficaz, o trabalho que desenvolvem é todo feito de forma manual. Uma operação tecnicamente chamada de ‘capina química’ é realizada pelos profissionais da empresa, que munidos de uma bomba de pressão nas costas percorrem os caminhos e, gradativamente, borrifam um produto próprio para essa finalidade.

A operação ocorre todos os dias, das 8h às 17h20. Os serviços são realizados em estações, pátios, subestações e áreas pertencentes à Companhia. Com equipes de 4 funcionários, a produção diária varia de acordo com as condições do local, principalmente disponibilidade de veículo de locomoção e água, em geral são feitos 4.000 m2 por dia de pulverização.

A primeira etapa é feita preventivamente, a química é jogada na via onde possivelmente há sementes que ainda não germinaram. Numa outra etapa, o veneno age da raiz do mato e todo seu comprimento.

Por cada trecho, os homens do mata mato esborrifam o líquido, utilizando a bomba de pressão, acionada manualmente por uma alavanca com movimentos constantes para cima e para baixo. Cada bomba é possível fazer em média 400 metros de via, com duração de 6 a 8 meses sem o crescimento do mato.

As linhas A, B e F são as linhas que apresentam maior demanda de trabalho, já que o acumulo de resíduos de lixos jogados irresponsavelmente ao longo da via é maior, e proliferação de grama acaba aumentando. Um engenheiro e supervisor fazem as inspeções em todas as linhas e trafegam junto com o maquinista para verificar a necessidade de aplicações.

Além do trabalho manual, é utilizado o carro herbicida, onde a área de pulverização é maior, possibilitando cobrir o maior numero de trecho em pouco tempo. Há dois tanques no carro com capacidade de 6 mil litros de água diluído com o veneno. A operação é feita no período da noite das 22h00 ás 04h00, após o término da circulação dos trens, a velocidade que o vagão percorre na linha varia de 12 a 15 quilômetros por hora. O um vagão pulverizador com capacidade de tanque de 6.000 litros de veneno, tem autonomia de 18 km/dia, a área de atuação é de 270 km de vias férreas.

Para evitar o contato direto com produto, os homens da capina química fazem uso de alguns itens fundamentais para segurança, como mascara, luvas, capa e chapéu. O herbicida é um produto químico que age exclusivamente nas plantas. Não mata alem disso. Todos nossos produtos são registrados no IBAMA e só podem ser utilizados em áreas não agrícolas.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes Urbanos

F.C.