Transportes Metropolitanos: Secretaria estuda medidas para facilitar acesso à USP Leste

Secretário Jurandir Fernandes fez uma visita técnica ao campus, acompanhado dos presidentes da CPTM e da EMTU

ter, 01/03/2005 - 11h09 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de definir medidas para facilitar o acesso dos alunos e funcionários à USP Leste, no bairro de Ermelino Matarazzo, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, realizou na manhã desta terça-feira, dia 1º, visita técnica ao novo campus da USP Leste, inaugurado no último domingo. Uma comissão, formada por representantes da USP Leste, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, da CPTM (Cia Paulista de Trens Metropolitanos) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), já vem estudando a questão da acessibilidade ao novo campus.

Acompanhado dos presidentes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Bandeira, e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes, o secretário se encontrou com o professor Antonio Marcos de Aguirra Massola, coordenador do Espaço Físico da USP. A USP Leste está localizada na Av. Arlindo Bétio, nº 1.000, no bairro de Ermelino Matarazzo.

O grupo visitou também as estações Comendador Ermelino e Engenheiro Goulart, da Linha F da CPTM, onde já está em funcionamento novo serviço de vans da própria universidade, que fazem a ligação com o campus.

‘Agora que as aulas começaram é possível traçarmos o perfil da demanda dos estudantes e funcionários para implantar medidas imediatas visando melhorar as condições e facilitar o acesso ao novo campus até que a estação USP Leste da CPTM seja concluída’, explica Jurandir Fernandes.

A estação USP, que deverá estar pronta em meados de 2006, faz parte do projeto de revitalização da Linha F (Brás – Calmon Viana). Além da estação USP-Leste, estão previstas para o próximo ano mais duas novas estações: Jardim Helena e Jardim Romano. O projeto inclui ainda a reconstrução das estações Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo e modernização das estações de São Miguel Paulista, Aracaré, Manoel Feio, Calmon Viana e Itaquaquecetuba.

Está prevista também a incorporação à frota de 10 trens. Mais 49 composições serão revitalizadas com a troca de piso, novos bancos, portas, pintura e outros serviços. Outras intervenções estão programadas, como projetos e reformas em subestações elétricas, cabines seccionadoras, projetos de via permanente, adaptações para rede aérea, projetos para sinalização e telecomunicações, projeto e construção de um pátio em Manoel Feio. A implantação deste projeto custará cerca de R$ 170,5 milhões.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Assessoria de Imprensa

(LRK)