Transportes Metropolitanos: Metrô atinge marca de 15 bilhões de passageiros transportados

Cerca de 2,5 milhões de pessoas utilizam diariamente as linhas do sistema

sex, 18/02/2005 - 9h52 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo atinge hoje, dia 18, a expressiva marca de 15 bilhões de passageiros transportados, total equivalente a cerca de 2,3 vezes a população mundial. Com 30 anos de operação comercial completados em 14 de setembro do ano passado e o transporte diário de cerca de 2,5 milhões de pessoas em 57,6 km de rede, o Metrô paulistano é hoje o quinto do mundo em densidade operacional (passageiros transportados por quilômetro de linhas).

Nesse mesmo período, os 117 trens da frota metroviária, das quatro linhas existentes no momento, percorreram 264,9 milhões de quilômetros, distância equivalente à realização de 771 viagens de ida à Lua, ou 3,5 viagens de ida ao planeta Marte.

A importância do Metrô de São Paulo é reconhecida internacionalmente. Ele é o único da América do Sul a integrar o Grupo Comet, organização criada em 1996, com sede em Londres, que reúne 10 dos principais metrôs do mundo:de Nova York,Moscou, Londres, Paris,Cidade do México, Tóquio, Madri, Berlim e Hong Kong, além do de São Paulo. O Comet tem como objetivo o aprimoramento permanente do desempenho operacional e funcional da empresa, através de um processo contínuo de comparações entre os sistemas na busca das melhores práticas a serem incorporadas.

Rede em expansão

A rede de linhas do Metrô está sendo ampliada em mais 16,2 km subterrâneos, com a construção simultânea, pelo Governo do Estado, da extensão da linha 2, entre Ana Rosa e Ipiranga, trecho de 3,4 km que será inaugurado no próximo ano, e da linha 4, com 12,8 km, entre Vila Sônia e a estação Luz, que fará integração com toda a malha de transporte metroferroviário da Grande São Paulo.

Transporte coletivo preferido pela população

O Metrô é considerado, pelos usuários e população, como o melhor sistema de transporte coletivo da região metropolitana de São Paulo. A preferência pelo Metrô foi observada em todas as pesquisas de ‘Imagem dos Transportes’, realizadas anualmente, desde 1985, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Na última avaliação, feita no final do ano passado, o Metrô obteve novamente a liderança, com o índice de 92% de excelente/bom.

Perfil do Usuário

A mais recente pesquisa de ‘Caracterização Socioeconômica dos Usuários do Metrô e seus Hábitos de Viagem’, divulgada no segundo semestre do ano passado pela área operacional da Companhia, confirmou que a maioria dos passageiros o utilizam como meio de transporte para ir ao trabalho. Escola e lazer também foram apontados como destinações significativas na mesma enquete.

Essa pesquisa revelou ainda que a maioria dos usuários do Metrô é constituída por homens (54%), na faixa etária dos 18 aos 34 anos (53%), com ensino médio completo (51%), pertencentes à classe média (69%) e com renda familiar de R$ 2.400,00.

As mulheres representam 46% dos usuários, têm nível de instrução um pouco maior que os homens, ganhos mais baixos e usam o transporte metroviário para tratamento de saúde mais do que o sexo masculino.

No segmento dos jovens (faixa etária entre 14 e 24 anos), que constituem 29% da demanda do Metrô, 53% utilizam o sistema metroviário a trabalho e 23 % para ir à escola.

Os idosos, usuários com mais de 60 anos, representam 7% da demanda e embora as mulheres idosas prevaleçam na população, no sistema metroviário o percentual de homens desta faixa etária é ligeiramente maior.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)