Transportes Metropolitanos: Jazz Band da Polícia Militar se apresenta em Santo André

Objetivo é levar música e cultura aos usuários da EMTU/SP

qui, 24/02/2005 - 10h28 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 24, a partir do meio-dia, os músicos do Jazz Band da Polícia Militar do Estado de São Paulo se apresentam no Terminal Santo André (Oeste). Esta atração faz parte do programa Arte nos Terminais, uma parceria entre a EMTU/SP e a Metra – Concessionária do Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara – que tem o objetivo de levar música e cultura aos usuários do sistema.

O repertório da Jazz Band se diferencia das bandas clássicas militares por contar com variados gêneros de música. Além de jazz, eles também tocam bossa nova e MPB.

Esta não é a primeira vez que a Jazz Band da Polícia Militar se apresenta nos Terminais da Grande São Paulo. Os integrantes tocam uniformizados, o que não compromete a desenvoltura nas apresentações. A sensibilidade musical e a intimidade com os instrumentos contagiam os usuários que chegam a dançar e até pedir algumas músicas.

As outras apresentações no mês de março são as seguintes:
· 02/03 – Terminal São Bernardo – 17h
· 08/03 – Terminal São Mateus – 12h
· 18/03 – Terminal Jabaquara – 17h
· 23/03 – Terminal Cotia – 17h

Arte nos Terminais

O programa Arte nos Terminais, lançado em agosto de 1997, tem a finalidade de levar diferentes manifestações artísticas aos usuários do Corredor Metropolitano, que transporta 200 mil passageiros/dia e atende aos municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.

A intenção é mudar o cotidiano das pessoas com cultura e lazer no vai e volta do transporte metropolitano.

História

Fundada em 1914, a Jazz Band da Polícia Militar do Estado de São Paulo teve sua origem quando músicos da Banda Sinfônica, mantida pelo Corpo Musical, fundado em 1857 e por vários grupos musicais como a Banda Sinfônica, Quinteto de Metais, Quinteto de Sopros, Camerata, Coral Masculino e Seções de Bandas, lançou a proposta de formação de um grupo que trabalhasse com um repertório específico de jazz. A Jazz Band toca com a atual formação desde 1991.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

(LRK)