Transportes Metropolitanos: Integração gratuita entre Metrô e CPTM atinge mais de 3 milhões

Transferências na Estação da Luz aumentam movimento no Metrô

sex, 18/03/2005 - 19h57 | Do Portal do Governo

As transferências gratuitas para os usuários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na estação Luz, já totalizaram a marca de 3 milhões, desde 26 de setembro do ano passado.

Essa integração foi responsável por um aumento médio de 200% no número de entradas no Metrô em relação a novembro de 2004. São usuários que antes da transferência não utilizavam o Metrô.

A estação Luz do Metrô apresenta hoje um movimento diário de cerca de 54 mil usuários. Antes da implantação da integração entre Metrô e CPTM, a demanda era de cerca de 23 mil entradas.

Utilizando apenas uma única passagem, os usuários do Metrô podem ter acesso, na estação Luz, às linhas A, D e E da CPTM, que totalizam 148,5 km de extensão. Por sua vez, os usuários da CPTM podem se integrar, no local, com as linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), que acessa a Linha 2, nas estações Paraíso e Ana Rosa, e 3-Vermelha do Metrô (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), totalizando 49,2 km.

A usuária Janaína Vieira Ranjel se mostrou entusiasmada com a transferência entre Metrô e CPTM em Luz. ‘Agora eu economizo tempo. Antes eu tinha que me locomover até Sé ou Brás para ir a Santo André. Da estação Vergueiro, onde eu estava, ficou bem mais fácil descer em Luz e depois seguir para Santo André’, destaca Janaína.

Outro usuário que aprovou totalmene a transferência em Luz é Walter Tavares de Castro. ‘A viagem é mais rápida, tá fácil (sic). Esse foi o melhor benefício. Eu saio do Tucuruvi com destino ao Tamanduateí; antes eu tinha que ir até Brás’, ressalta.

Novas opções de locomoção

Outro aspecto positivo da integração, em Luz, foi a distribuição dos usuários. Houve uma melhoria significante nas condições de viagem na Linha 3 do Metrô (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), que apresenta carregamentos mais concentrados nos horários de ‘picos’ da manhã e da tarde, na vinda e ida para a Zona Leste.

A partir da transferência, em Luz, pode-se ir de Metrô até Itaquera, Linha 3, e à Guaianazes, 8 km à frente, com o Expresso Leste da CPTM.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa