Transportes Metropolitanos: Estação Dom Bosco da CPTM expõe trabalho da Zona Leste

Mostra Movimento pela Paz é organizada pela Obra Social Dom Bosco de Itaquera

sex, 31/01/2003 - 20h46 | Do Portal do Governo

Este é o último fim de semana para visitar a exposição ‘Movimento pela Paz na Zona Leste’, organizada pelo Padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco. A mostra está montada na Estação Dom Bosco, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM -, localizada na Linha E (Brás-Estudantes). No dia 1º de março, ela voltará, desta vez para a Estação José Bonifácio, também da Linha E.

A exposição é resultado de um concurso de criação, de diversas modalidades, com o tema Paz, realizado ao longo de 2002, pela Obra Social Dom Bosco, de Itaquera. Participaram alunos e professores de escolas da rede pública
estadual (Lestes), municipal (NAE’s) e do Centro Profissionalizante mantido pela entidade, todos da zona leste.

Composta por oito banners de 2 de altura por 1,20m de largura, a mostra reúne desenhos, fotografias em preto e branco e colorida, textos de poesia e prosa. Além desses trabalhos, há também uma pesquisa sobre violência, desenvolvida por alunos e professores em 20 escolas e estações de trem da CPTM e Metrô da região.

Na etapa final do concurso, em novembro de 2002, os trabalhos foram selecionados por categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª à 4ª e 5ª à 8ª série, Ensino Médio, Corpo Docente e Educação de Adultos. A comissão julgadora do concurso buscou parcerias com editoras que irão fornecer livros direcionados a cada modalidade, como ferramenta de desenvolvimento pedagógico.