Transportes Metropolitanos: Estação Brás recebe mostra fotográfica

Exposição vai até o dia 25 de fevereiro

qua, 09/02/2005 - 12h57 | Do Portal do Governo

A Estação Brás da CPTM receberá a partir da próxima quinta-feira (10/02), em seu espaço cultural, a exposição de fotos ‘O Trabalho do preso: transformação para todos!’.

A mostra, que vai até o dia 25 de fevereiro, deseja retratar o trabalho desenvolvido pelos detentos na prisão. Existem dois tipos: os ‘manuais’, definidos como artesanato, entregues aos familiares nos dias de visita e por eles comercializados fora da penitenciária, e também os que são resultado da alocação de mão-de-obra carcerária em regime semi-aberto, remunerada por meio de empresas.

O ensaio fotográfico destaca ainda, a importância do preso manter a mente ocupada e que o desenvolvimento de atividades diárias faz com que ele mude aos poucos seu comportamento positivamente, se afastando da marginalidade.

O evento é itinerante e é realizado em parceria com a Funap (Fundação ‘Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel’ de Amparo ao Preso), vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, que atua na inclusão social de presos.

A mostra conta com o apoio da OSCIP Imagem Mágica, no trabalho fotográfico, com o Studio Moai, na criação e produção dos painéis, e com a empresa Kodak, na impressão dos painéis.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

M.J.