Transp. Metropolitanos: EMTU apresenta metodologia e resultados do Índice de Qualidade

Por meio deste índice será possível definir ações para melhorar o serviço

seg, 28/03/2005 - 15h55 | Do Portal do Governo

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, com a presença do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresenta nesta terça-feira, dia 29, a metodologia e os resultados do primeiro Ciclo – 2004 do Índice de Qualidade do Transporte (IQT) do sistema de ônibus intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo.

O evento, organizado para os dirigentes e técnicos de governos municipais, órgãos gestores, agências e entidades técnicas e de classe do setor de transporte, será realizado às 9h30, no Instituto de Engenharia (Rua Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana).

O objetivo é mostrar o potencial deste instrumento como ferramenta de gestão, que será de fundamental importância para monitorar o desempenho do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal.

Opinião do cliente

A grande novidade do IQT é o Índice de Qualidade do Cliente (IQC) que fundamenta-se em entrevistas diretas (respostas espontâneas) com os usuários do sistema. A EMTU/SP hoje já conhece o perfil sócio-econômico dos seus clientes, os atributos que eles avaliam como mais importantes; o que aprovam e desaprovam no setor; o tipo de reclamação mais freqüente etc.

Com essas informações, a EMTU/SP pode definir as ações para a melhoria do sistema e ainda avaliar seu desempenho no gerenciamento do serviço, com base em outros índices parciais como o de Qualidade da Operação e o de Qualidade da Frota, por exemplo.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos