Tecnologia: USP inicia processo de instalação de telefones digitais

Tecnologia 'VoIP' apresenta diversas vantagens em relação à telefonia convencional

ter, 22/03/2005 - 19h16 | Do Portal do Governo

Em cerca de dois meses a USP terá acesso a mais um recurso de ponta em telecomunicações: a telefonia VoIP (na tradução da sigla em inglês, Voz sobre Protocolo Internet). Trata-se de um sistema telefônico digital, no qual as conversas têm por meio a internet, e não mais as linhas convencionais.

Mais econômico e com mais recursos que a telefonia analógica, o sistema está em processo de instalação. De acordo com o professor Paulo César Masiero, coordenador de Tecnologia da Informação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da USP, em maio será possível utilizar a VoIP.

‘Estamos apenas esperando que o pró-reitor de pesquisa, professor Luiz Nunes de Oliveira, aprove a proposta de distribuição que elaboramos para começar a instalação dos aparelhos’, afirma Masiero. Ele acredita que no prazo estimado a maior parte dos telefones já esteja funcionando, tanto nos campi da capital quanto nos do interior. ‘Em abril realizaremos uma reunião com os diretores das unidades para definir alguns detalhes, como a exata localização de cada aparelho’.

Segundo ele, foram adquiridos nesta fase inicial, além da central de distribuição, 1.050 aparelhos telefônicos ao custo de R$ 500 mil (atualmente, a USP possui cerca de 12 mil ramais analógicos). O sistema permitirá que algumas ligações, inclusive internacionais, tenham custo zero, desde que ambas as extremidades da conexão sejam suportadas por telefones digitais.

Além da economia em ligações VoIP / VoIP, o sistema poderá reduzir os custos de outras ligações, principalmente daquelas realizadas para São Paulo. Uma pessoa no campus de Bauru, por exemplo, poderá realizar chamadas para toda a cidade de São Paulo ao custo de uma chamada local, pois o sinal viaja pela rede até a central de distribuição, localizada na Cidade Universitária. Chegando na capital, a ligação é transposta para a rede normal de telefonia, dispensando os serviços interurbanos.

Existe ainda uma série de vantagens no uso da tecnologia VoIP, que disponibilizará recursos que não estão disponíveis no sistema normal. Uma delas é a possibilidade da realização de audioconferências, permitindo a conexão de mais de duas linhas em uma mesma conversação. Outro recurso é a transferência de chamadas. ‘É possível transferir as chamadas de um ramal da USP para um telefone digital em qualquer lugar do mundo’, explica Masiero.

No entanto, este sistema também apresenta algumas desvantagens. Uma delas é a dependência de uma conexão de alta velocidade para o perfeito funcionamento da ligação. ‘Se a rede não for muito boa, a conversa pode sofrer um atraso, pode ficar lenta’. O professor diz que nas ligações internas da rede da USP não haverá problemas desta natureza, mas quando as chamadas forem externas à rede, o sucesso dependerá da qualidade das outras redes.

Custo
Como acontece com toda nova tecnologia, o preço inicial do sistema é comparativamente acima do que custaria a instalação do mesmo número de aparelhos convencionais. Por outro lado, o investimento inicial permitirá que sejam acrescentados posteriormente até 10 mil outros ramais a baixo custo. No caso das linhas analógicas, semelhante expansão demandaria mais recursos destinados à infra-estrutura, como a aquisição de novas centrais.

O professor ressalta, ainda, que a tecnologia VoIP representa a tendência mundial da telefonia, e que nos próximos anos ela tende a ficar cada vez mais barata. ‘Ainda não temos planos para a expansão do sistema, mas acredito que qualquer nova aquisição da USP em telefonia levará a nova tecnologia em conta’.

André Benevides – Agência USP