Tecnologia: USP acrescenta mais velocidade em sua rede de computadores

Equipamentos permitem a comunicação em alta velocidade, da ordem de até 10 Gigabits por segundo

sex, 31/01/2003 - 18h20 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, dia 6, o Centro de Computação e Eletrônica (CCE) da USP inaugura o novo backbone da rede USP (USPnet) que colocará em funcionamento sete novos roteadores de alta capacidade. Os equipamentos permitem a comunicação em alta velocidade, da ordem de até 10 Gigabits por segundo (Gbps).

O projeto de cerca de US$ 1 milhão é coordenado pela Comissão Central de Informática (CCI) em conjunto com o CCE e os centros de informática dos campi da USP no Interior: o Centro de Informática de São Carlos (CISC), Centro de Informática do Campus Luiz de Queiroz (CIAGRI) e o Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP).

De acordo com o coordenador do CCE, professor Edson dos Santos Moreira, o novo backbone nada mais é do que uma atualização (upgrade) da espinha dorsal da rede USPnet. ‘Ao todo são 18 roteadores. Até o momento, já estão em funcionamento quatro no CCE e outros três nos campi de Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.

A atualização do ‘anel central’ de comunicação da rede estará completada em 4 meses, explica o diretor. ‘Para a segunda etapa, ou seja, para o ‘segundo anel’, com equipamentos que ficam mais próximos das unidades, já foi iniciado um novo processo de licitação e tudo deverá estar concluído em um ano’, acrescenta.

A implementação desse novo sistema teve início em novembro de 2002 e, quando concluída, deverão estar instalados cerca de 200 quilômetros de fibra ótica. Moreira lembra que a última atualização deste porte foi realizada há cerca de oito anos. De lá para cá, segundo o diretor, foram feitos apenas alguns ajustes pontuais.

Mais velocidade

O sistema permitirá aos usuários da rede USPnet acesso mais rápido e melhor à internet. ‘O aumento da velocidade no tráfego de informações será de até mil vezes à anterior’, estima Moreira. Ele lembra que o enlace entre a o CCE, no campus do Butantã, e as unidades de saúde da avenida doutor Arnaldo, como a Faculdade de Saúde Pública, Faculdade Medicina e Hospital das Clínicas, por exemplo, terá capacidade de até 10 Gbps em ethernet sobre fibras ópticas, tecnologia só recentemente introduzida no mercado. ‘De acordo com a empresa norte-americana Foundry Networks, que doou as interfaces para esta conexão, trata-se de um enlace inédito na América Latina’, conta Moreira.

A interligação entre o campus do Butantã e as unidades de saúde fazem parte da Rede Metropolitana de Alta Velocidade (ReMAV) composta pela PUC, Telefônica, TV Cultura, NET, Unifesp, FAPESP e pela própria USP (CCE e LARC-POLI). É uma rede de pesquisa, para experimentações de tráfego de alta velocidade.

Moreira lembra ainda que o upgrade permitirá a utilização de telefonia via rede, o que reduz custos e o aperfeiçoamento e ampliação de qualidade de interligação de todos os campi no uso de teleconferências. ‘Além das aplicações normais, esta atualização será fundamental na melhoria de acesso à Internet II’, diz o diretor do CCE.

Mais informações: (11) 3091-6328 ou pelo e-mail cce@edu.usp.br

Antonio Carlos Quinto – Agência USP