Tecnologia: Novo adesivo permite unir diversos tipos de materiais de construção

Produto foi testado pelo IPT

qua, 31/07/2002 - 16h58 | Do Portal do Governo

Sem solventes orgânicos em sua composição, o novo adesivo desenvolvido pela AdEspec, empresa incubada no Centro Incubador para Empreendimentos Tecnológicos (Cietec), preserva a saúde do trabalhador e evita a contaminação do meio ambiente. Ainda elimina a necessidade de furar, parafusar e pregar. Não precisa ser misturado antes da aplicação, não escorre, não forma bolhas e pode ser pintado, segundo a engenheira química Wang Shu Chen, responsável pela empresa.

Pode ser usado em plástico, madeiras, metais e fórmica, entre os outros. É indicado para colar rodapés de madeira ou plástico, assoalhos e laminados de madeira, carpetes, revestimentos, vinil e diferentes tipos de borracha. É forte a aderência e forma juntas flexíveis, que acompanham a dilatação da madeira. Esse tipo de adesivo já é utilizado, com sucesso, nos EUA e na Europa.

A AdEspec também desenvolveu uma linha de selantes a base de poliéster, em parceria com o IPT. O adesivo e o selante foram testados no IPT, para garantir a adequação às normas técnicas internacionais.

O Cietec foi criado em 1998 por um convênio entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), a Universidade de São Paulo (USP) e o IPT.