A partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Casa Civil, em parceria com o IPT, o programa de inclusão digital vem atendendo 3.802 servidores públicos. ‘O objetivo do projeto é acabar com a exclusão digital no funcionalismo público’, explica Thomas Rose, assessor técnico da Superintendência do IPT. Assim, o Curso de Introdução à Informática Básica é oferecido aos servidores públicos que não tiveram acesso à informática e à tecnologia da informação até então.
O programa está em sua segunda fase, após ter sido aplicado como um projeto piloto no final do ano passado. A meta atual é de que 100 mil funcionários sejam atendidos e beneficiados até o final de 2006. O curso de 40 horas abrange conhecimentos em Windows, World e Internet e é composto por um módulo de seis aulas e sessões de auto-estudo acompanhadas de um monitor, que recebe treinamento do IPT.
O curso é finalizado com uma prova ou avaliação. Os aprovados que compareceram num mínimo de cinco aulas, recebem um certificado conjunto da Casa Civil e IPT, além de CD com cursos de informática de todos os níveis e aplicativos específicos.
Em fevereiro (10), o Governo do Estado de São Paulo considerou a relevância e a demanda do programa e instituiu o programa nas ações do Governo Eletrônico pelo Decreto número 49.368. A partir disso, a Casa Civil deve promover cursos anuais de capacitação em informática aos servidores públicos da administração direta e das autarquias estaduais de São Paulo.
O programa conta ainda com o apoio da Fundap, Rede do Saber da Secretaria da Educação, Fundação Vanzolini e Imprensa Oficial.
Bate-papo do IPT: Informática Básica e o Programa de Inclusão Digital para servidores do Governo do Estado
Data: Terça-feira, 15 de março de 2005
Horário: 11h às 12h
Site: www.ipt.br
Debatedores
Participarão também, como convidadas especiais: Evelyn Levy, Dra. em Administração Pública e Governo, Assessora Especial do Governador para Assuntos de Recursos Humanos e Gestão; e Ivani Maria Bassotti, responsável pela Unidade Central de Recursos Humanos do GESP.