Tecnologia: IPT realiza bate-papo com o tema ‘Fúria das águas’

Será terça-feira, dia 2

dom, 30/11/2003 - 13h21 | Do Portal do Governo

O IPT trabalha com Defesa Civil para evitar mortes em deslizamentos de terra no Estado de SP, cujo risco aumenta na estação das chuvas. Bate-papo na terça, dia 2.

Com a chegada do verão, a estação das chuvas, o perigo de acidentes e mortes ocasionadas por deslizamentos de terra volta preocupar diversas populações do Estado. Comunidades localizadas em regiões de morro estão entre as que correm maior risco de serem atingidas.

Para prevenir esse grave problema social, o IPT participa do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que tem como objetivo principal evitar a ocorrência de vítimas de escorregamento. O PPDC atua tradicionalmente em municípios da Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Este ano, expandirá sua presença para outras cidades, na região de Campinas, Sorocaba e do ABCD. Outra novidade para este ano será a utilização do Núcleo de Monitoramento de Riscos Geológicos do Instituto, inaugurado no final do ano passado, no fornecimento via Internet de informações para equipes em operação de campo.

No período que vai de 1º de dezembro até 31 de março, o IPT poderá ser acionado 24 horas por dia, através da Casa Militar da Defesa Civil do Estado, no telefone (11) 3745-3300, para atender situações emergenciais. Após a identificação de situações de risco, equipes do Instituto são chamadas pelas prefeituras locais para atuar na verificação da necessidade de evacuar moradias ou realizar obras emergentes para evitar deslizamentos. “Devido à dificuldade de resolver este grave problema, é fundamental aprender a conviver com ele da melhor forma possível”, afirma o pesquisador Eduardo Macedo, da Divisão de Geologia do Instituto.

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) , vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

– Dia: Terça-feira, dia 2
– Horário: das 11h às 11h50
– Tema: O início das chuvas de verão e a prevenção dos deslizamentos
– Debatedor: Eduardo Soares de Macedo – Pesquisador do IPT, desde 1981. Geólogo pela USP (1981), especialização em desastres naturais (Japão, 1995), doutor em meio ambiente pela Unesp. Coordenador dos trabalhos do IPT no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do litoral e do Vale do Paraíba, em São Paulo.

Site: http://www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.