Tecnologia: IPT entrega Prêmio CSN/IPT de Ecodesign

Objetivo é transferir conhecimento técnico que contribua para a inclusão social

qua, 16/02/2005 - 20h28 | Do Portal do Governo

Luminária de lata é chique. No dia 23 de fevereiro, quarta-feira, será entregue Prêmio CSN/IPT de Ecodesign para projeto de inclusão social de reuso de lata na produção de objetos.

O Prêmio Companhia Siderúrgica Nacional/IPT de Ecodesign é um reconhecimento a projetos criativos, tecnológica e ambientalmente corretos, para aproveitamento de embalagens metálicas após o consumo. Sua realização conta com o apoio do Centro São Paulo Design.

Segundo a pesquisadora Mara Lúcia Siqueira Dantas, do Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do IPT, o conceito do projeto ganhador do prêmio não é o de reciclagem, mas o reuso de embalagens de lata. “O projeto premiado é chamado Embametal e contou com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos. O objetivo é transferir conhecimento técnico que contribua para a inclusão social.

Para isso, os protótipos desenvolvidos e suas técnicas serão transferidos para entidades como a Cooperativa dos Catadores de São Paulo, a Copamar, e a Associação dos Artesãos de Salto, no interior paulista.”

O projeto contou com o talento de nove alunos do curso de design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. As peças desenvolvidas com muita criatividade vão de luminárias a bancos de lata. “Todo o suporte técnico para uso adequado do material metálico e produção dos protótipos foi dado pelo IPT. As peças serão expostas em breve na Mostra Luxo no Lixo, realizada pelo Sesc São Paulo”, informa a pesquisadora Mara Dantas.

IPT – Assessoria de Imprensa