Social: Encontro reúne secretários da área social de 193 municípios

Secretários discutem os rumos da assistência social em SP

qua, 16/02/2005 - 19h18 | Do Portal do Governo

A Frente Paulista de Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social realizou, no dia 15 de fevereiro, uma reunião com os gestores municipais ligados à área social de 193 municípios do Estado. O evento ocorreu na DRADS (Divisão Regional) da Capital e contou com a presença da Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro.
‘Não se faz política pública sem que cada agente social saiba o seu papel’, com essa declaração, a Secretária Maria Helena abriu o seu discurso e depois completou: ‘É função dos gestores municipais auxiliarem as prefeituras’. O Secretário Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro e presidente do CONGEMAS – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Marcelo Garcia, também participou da mesa de discussões e falou sobre os rumos da assistência social no país como a proposta de implantação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Ele destacou o papel do Estado de São Paulo na discussão. ‘O Estado de São Paulo é o único da Federação que não disputa ações de políticas públicas com os seus municípios, pelo contrário, ele os fortalece, agindo sempre em parceria. Não existe no Brasil, nada parecido com o que é feito em São Paulo.’
Na platéia a presença ilustre do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social da Cidade de São Paulo, Floriano Pesaro, que acompanhou toda a discussão atentamente e depois falou sobre a importância da parceria entre Estado e municípios: ‘É essencial contar com o apoio do Estado na orientação programática e nos recursos. São Paulo tem uma experiência acumulada em gestão social que é muito útil aos seus municípios.’
A Secretaria Maria Helena apresentou a política de desenvolvimento social do Estado de São Paulo e o papel dos municípios para superação da pobreza.
Ao final do debate, os gestores municipais fizeram perguntas para os Secretários e assim esclarecerem dúvidas quanto a implantação da política social.

O que é a Frente Paulista?
A Frente Paulista é uma associação civil, de fins não econômicos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, constituída em 1991, com sede e foro em São Paulo-SP, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os gestores municipais de assistência social do Estado de São Paulo junto ao Poder Público, tendo como finalidade específica a discussão e implementação da política de Assistência Social.

Assessoria de Imprensa da SEADS

F.C.