Serviço: Programa de atendimento a familiares de vítimas fatais completa quatro anos

nd

qua, 31/07/2002 - 18h02 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), que presta gratuitamente atendimento social, jurídico e psicológico a familiares de vítimas de violência fatal (homicídio e latrocínio) e outros casos graves de violência, completa quatro anos de existência.

O objetivo do programa é oferecer aos familiares, considerados vítimas indiretas da violência, serviços essenciais que possibilitem a retomada de suas atividades cotidianas, de forma ágil e integrada, sem a necessidade de se exporem a dura rotina de constantes idas e vindas à diversas unidades de atendimento.

O Centro também atua na reestruturação e reorganização destas famílias após o trauma da violência sofrida por um de seus entes e que se estende aos demais.

Desde a implantação do programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, criado a partir de uma parceria entre órgãos do governo e sociedade civil, com apoio do Ministério da Justiça, em julho de 98, foram atendidas 3.356 pessoas.

Paralelamente ao atendimento, o CRAVI realiza ainda trabalho de pesquisa e estudo aprofundado nas causas e conseqüências da violência, traçando um diagnóstico. Neste sentido, cumpre ressaltar a pesquisa em desenvolvimento, fruto de uma parceria com a PUC/SP e financiamento da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, baseada na demanda real do Centro. O objetivo da pesquisa é auxiliar na formulação de políticas públicas de prevenção à violência.

O CRAVI funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na rua Barra Funda, 1032 (entre as estações Barra Funda e Marechal Deodoro do Metrô). Telefones (0xx11) 3666-7778 e 3666-7334.