Serviço: Poupatempo Sé suspende emissão de Carteira de Identidade hoje e amanhã

Sistema do Instituto de Identificação será substituído por outro com tecnologia inteiramente digital

qua, 09/02/2005 - 8h36 | Do Portal do Governo

O posto de atendimento do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIIRGD) do Poupatempo Sé terá seu funcionamento suspenso nos dias 9 e 10 de fevereiro, quando será feita a substituição do sistema de emissão de Carteira de Identidade (RG). A partir do dia 11 de fevereiro, o Posto voltará a realizar os serviços de emissão de Carteira de Identidade e Atestado de Antecedentes, atuando com tecnologia inteiramente digital. Com exceção do Instituto de Identificação, os demais serviços oferecidos no Poupatempo Sé continuarão sendo realizados normalmente.

Por conta disto, o Programa Poupatempo orienta os cidadãos que tiverem urgência em obter o RG neste período, a procurarem pelos postos do Instituto de Identificação que atendem nas demais unidades do Poupatempo da Capital e Grande São Paulo, que estarão funcionando nos dias 9 e 10 de fevereiro. Vale lembrar que no dia 9, Quarta-feira de Cinzas, os Postos Poupatempo atenderão à população a partir das 13 horas. Confira relação de endereços abaixo:

LUZ – Exclusivo para RG e Atestado de Antecedentes – Praça Alfredo Issa, 57 (próximo à Estação Luz do Metrô)

SANTO AMARO – Rua Amador Bueno, 176 / 258 (próximo ao Largo Treze de Maio)

ITAQUERA – Av. do Contorno, 60 (ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô)

GUARULHOS – Rua José Campanella, 95 – Guarulhos –SP

SÃO BERNARDO DO CAMPO – Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro – São Bernardo do Campo –SP

Estas cinco unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas. Entretanto, no dia 9 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, todos os Postos Poupatempo iniciarão suas atividades a partir das 13 horas.

Poupatempo Sé passará a emitir Carteira de Identidade Digitalizada
O novo sistema, com tecnologia nacional, começa a operar no dia 11 de fevereiro

A partir do dia 11 de fevereiro, o Instituto de Identificação Ricardo Gumblenton Daunt (IIRGD) que atende no Poupatempo Sé passará a realizar a emissão da Carteira de Identidade com tecnologia digital totalmente nacional, concebida pela PRODESP – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

O processo consiste na captação de imagens digitalizadas da assinatura, fotografia e impressões digitais do cidadão para emissão do documento. Todos os dados do identificado são armazenados no arquivo digital do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt.

A Carteira de Identidade digitalizada é confeccionada em papel igual ao da carteira tradicional, mas tem várias diferenças importantes:

  • não pode ser plastificada, tendo, como a nova CNH, tarja plástica cobrindo os campos impressos;
  • é acondicionada em envelope plástico, que pode ser aberto para verificação;
  • não tem fotografia, mas, sim, imagem escaneada do identificado;
  • tem impressão digital e assinatura também escaneadas;
  • é impressa em impressora laser, e não mais matricial.

    Com a implantação deste sistema, o cidadão passará a fornecer apenas uma foto 3×4, no lugar das duas que eram necessárias anteriormente, na emissão pelo processo tradicional.

    O novo sistema de emissão do documento dificulta ainda mais as falsificações, uma vez que os dados pessoais do cidadão ficam protegidos por uma tarja plástica que, se retirada, rasga e inutiliza o documento. O RG Digitalizado também não pode ser plastificado, o que permite uma verificação da autenticidade do impresso de segurança e da numeração de produção do papel.

    São Paulo: Prodesp desenvolve tecnologia digital

    O primeiro Posto Poupatempo a realizar a emissão do RG com a tecnologia nacional foi o Poupatempo Ribeirão Preto, inaugurado em dezembro de 2003. A tecnologia desenvolvida pela Prodesp – que vem sendo estendida aos demais Postos Poupatempo – permitirá que no futuro o sistema seja implantado nos postos de emissão de RGs do Instituto de Identificação em todo o Estado de São Paulo.

    Além do custo da tecnologia nacional, a outra vantagem será a facilidade de se padronizar a emissão do documento em todo o Estado, aumentando a segurança para o cidadão.

    Os postos do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) no Poupatempo São Bernardo do Campo (desde junho de 2001), Itaquera (desde agosto de 2001), Guarulhos (desde a sua inauguração em 5 de setembro de 2002) e Ribeirão Preto (desde 5 de dezembro de 2003) já realizam a emissão das Carteiras de Identidade por tecnologia digital e impressão a laser.

    Até o final deste ano, os Postos Poupatempo Luz, Santo Amaro, Campinas Centro e São José dos Campos também deverão passar a operar com a tecnologia nacional, que já substituiu, com sucesso, a tecnologia importada utilizada anteriormente nos Postos Poupatempo São Bernardo, Itaquera e Guarulhos.

    Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

    (LRK)