Serviço: Poupatempo Sé já emite Carteira de Identidade Digitalizada

O novo sistema começou a operar nesta sexta-feira

sex, 11/02/2005 - 16h34 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, dia 11, o Instituto de Identificação Ricardo Gumblenton Daunt (IIRGD) que atende no Poupatempo Sé passa a realizar a emissão da Carteira de Identidade com tecnologia digital totalmente nacional, concebida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp.

O processo consiste na captação de imagens digitalizadas da assinatura, fotografia e impressões digitais do cidadão para emissão do documento. Todos os dados do identificado são armazenados no arquivo digital do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt.

A Carteira de Identidade digitalizada é confeccionada em papel igual ao da carteira tradicional, mas tem várias diferenças importantes:
• não pode ser plastificada, tendo, como a nova CNH, tarja plástica cobrindo os campos impressos;
• é acondicionada em envelope plástico, que pode ser aberto para verificação;
• não tem fotografia, mas, sim, imagem escaneada do identificado;
• tem impressão digital e assinatura também escaneadas;
• é impressa em impressora laser, e não mais matricial.

Com a implantação deste sistema, o cidadão fornece apenas uma foto 3×4, no lugar das duas que eram necessárias anteriormente, na emissão pelo processo tradicional.

O novo sistema de emissão do documento dificulta ainda mais as falsificações, uma vez que os dados pessoais do cidadão ficam protegidos por uma tarja plástica que, se retirada, rasga e inutiliza o documento. O RG Digitalizado também não pode ser plastificado, o que permite uma verificação da autenticidade do impresso de segurança e da numeração de produção do papel.

São Paulo: Prodesp desenvolve tecnologia digital

O primeiro Posto Poupatempo a realizar a emissão do RG com a tecnologia nacional foi o Poupatempo Ribeirão Preto, inaugurado em dezembro de 2003. A tecnologia desenvolvida pela Prodesp – que vem sendo estendida aos demais Postos Poupatempo – permitirá que no futuro o sistema seja implantado nos postos de emissão de RGs do Instituto de Identificação em todo o Estado de São Paulo.

Além do custo da tecnologia nacional, a outra vantagem será a facilidade de se padronizar a emissão do documento em todo o Estado, aumentando a segurança para o cidadão.

Os postos do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) no Poupatempo São Bernardo do Campo (desde junho de 2001), Itaquera (desde agosto de 2001), Guarulhos (desde a sua inauguração em 5 de setembro de 2002) e Ribeirão Preto (desde 5 de dezembro de 2003) já realizam a emissão das Carteiras de Identidade por tecnologia digital e impressão a laser.

Até o final deste ano, os Postos Poupatempo Luz, Santo Amaro, Campinas Centro e São José dos Campos também deverão passar a operar com a tecnologia nacional, que já substituiu, com sucesso, a tecnologia importada utilizada anteriormente nos Postos Poupatempo São Bernardo, Itaquera e Guarulhos.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

M.J.