Serviço: Detran oferece curso de reciclagem pela internet

Antes da novidade, infratores deviam cumprir 20 horas/aula nas dependências do Detran e Ciretrans ou nos Centros de Formação de Condutores

seg, 09/08/2004 - 13h02 | Do Portal do Governo

Desde o mês de julho passado, o Senac e o Detran estão promovendo o curso de reciclagem a distância pela internet para motoristas com carteira expedida no Estado de São Paulo. Antes da novidade, os infratores deviam cumprir as 20 horas/aula exigidas por lei nas dependências do Detran e Ciretrans (gratuito) ou nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), ao preço R$ 90 a 150, dependendo do local.

“É mais uma facilidade para os usuários que ultrapassaram os 20 pontos nos últimos 12 meses ou cometeram infrações consideradas gravíssimas que, por si só, os impedem de conduzir veículos”, informa o delegado responsável pela divisão de reabilitação do Detran-SP, Rafael Rabinovic. Motoqueiros dirigindo sem capacete ou motoristas embriagados são exemplos de infrações que (7 pontos) são consideradas gravíssimas.

Para fazer a inscrição pela internet, o interessado deve ter em mãos o termo de encaminhamento para o curso de reciclagem, expedido pelo órgão. O material didático (livro e fita VHS ou DVD), que custa R$165, está disponível na Unidade de Tecnologia e Gestão Educacional do Senac/São Paulo na Rua Dr. Vila Nova, 228 – 3º andar – Vila Buarque.

O mesmo rigor

O condutor poderá escolher o melhor horário e local para o aprendizado. Durante um período mínimo de cinco dias vai estudar segurança nas vias públicas, valorização da cidadania e conscientização do respeito à vida. No dia do exame, deve comparecer ao Senac, onde será identificado digitalmente e fotografado por fiscais do Detran. Com o resultado de aprovação, que recebe ao terminar a prova, e após ter cumprido o período de suspensão (de um a 12 meses), o condutor deve dirigir-se ao Detran para a conclusão do processo e reaver sua carteira de habilitação.

“O objetivo é fazer com que a pessoa cumpra a lei. Para as três opções oferecidas, o rigor é o mesmo. Há fiscalização para ver se o programa está sendo realizado corretamente”, explica o delegado Rabinovic. Em breve, o Senac colocará o curso à disposição em mais quatro unidades na capital e, até o final do mês, nas cidades do interior, onde existam unidades dessa instituição.

SERVIÇO
Detran-SP: www.detran.sp.gov.br – Tel. 3889-3000
Senac-SP – www.sp.senac.br
Central de atendimento do Senac – Tel. 0800 8832000

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial