Segurança: Secretário Saulo de Castro anuncia Operação Carnaval 2005

Operação será realizada entre os dias 4 e 8 de fevereiro

sex, 04/02/2005 - 10h37 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, anunciou a Operação Carnaval 2005, que será realizada pelas Polícias Civil e Militar em todo o Estado entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Para reforçar o policiamento ostensivo e o atendimento nos distritos, serão mobilizados 79.295 policiais civis e militares. “Assim como no Reveillon da Paulista e no Aniversário da Capital, a polícia dará uma cobertura especifica para a festa”, disse Saulo de Castro.

Junto com o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Elizeu Éclair; do Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Jair Paca de Lima; e do Diretor do Dird (Departamento de Registros Diversos da Polícia Civil), Delegado Alexandre Sayão, o Secretário anunciou os números do efetivo durante coletiva na Auditório da Secretaria, em São Paulo.

“A Polícia Militar atuará com mais de 60 mil homens. Na Capital, o efetivo empregado será de 7.543 homens e 1.506 viaturas por dia, além do apoio do Canil e Cavalaria”, apontou Saulo de Castro. Segundo ele, esses homens serão responsáveis pela patrulha de saídas de bailes, estações ferroviárias, terminais rodoviários, metrôs e aeroportos.

“A Polícia Civil terá seu plantão reforçado na Capital, com 5.214 homens e 1.247 viaturas a mais”, reforçou. Em todo o Estado, a Civil empregará 19.195 policiais.

Sambódromo

Para os desfiles no Pólo Cultural Grande Otelo nos dias 4 e 5, serão utilizados 1.065 policiais militares e uma unidade da Polícia Civil instalada dentro do Sambódromo da Capital. “A Deatur (Delegacia de Atendimento ao Turista) empregará 76 homens e 14 viaturas, e estará instalada em uma delegacia, que agilizará o atendimento de ocorrências. O público que for assistir o desfile contará com policiais preparados, que falam inclusive outras línguas como inglês, espanhol e italiano”, destacou Saulo de Castro.

No interior do Sambódromo, 225 policiais da Academia do Barro Branco farão patrulhamento na pista e arquibancadas, além de acompanharem a concentração e dispersão do público. Nos portões de acesso, 130 policiais, 8 viaturas e 36 motos do 2º Batalhão de Choque farão o policiamento.

No dia da apuração dos votos, para evitar confrontos entre as torcidas das escolas de samba, a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) será responsável pela escolta e guarda das urnas com as notas dos jurados. “Usaremos também o policiamento velado, para se infiltrar nas torcidas. Nosso objetivo é evitar qualquer problema”, afirmou o Secretário.

Sobre a parceria com a Guarda Municipal de São Paulo, Saulo de Castro enfatizou a harmonia existente com a corporação. “Como no comando está o ex-comandante geral da Polícia Militar, Cel. Alberto Silveira Rodrigues, definimos sem problemas como será o apoio da GCM”, finalizou Saulo de Castro.

Os Bombeiros vão utilizar em todo o Estado 2.410 homens no combate a incêndios, resgates e salvamentos, principalmente no litoral. Já a Polícia Rodoviária empregará 1.580 policiais militares noa patrulhamento diário das estradas estaduais.

O GRPAe (Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM) vai empregar 8 helicópteros e 154 homens no trabalho de apoio em todo o Estado. No litoral paulista, serão 4 aeronaves, 2 na Capital e Grande São Paulo, 1 na região de Bauru e 1 na região de Campinas. O horário do patrulhamento é das 6h30 às 19h30.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

M.J.