Segurança: Secretário participa da premiação dos policiais que se destacaram no Disque-Denúncia

Foram premiadas unidades da Polícia Militar e delegacias seccionais da Polícia Civil da Grande São Paulo e Capital

qua, 31/03/2004 - 19h16 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, participou da premiação das equipes de policiais civis e militares que se destacaram em 2003 a serviço do Disque-Denúncia, durante evento na noite de ontem em São Paulo. Foram premiadas três unidades da Polícia Militar e três delegacias seccionais da Polícia Civil da Grande São Paulo e Capital.

Participaram da entrega o Delegado Geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo; o Sub-Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Fernando Pereira; e Eduardo Capobianco, presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência (responsável pela administração do sistema).

O objetivo do prêmio é reconhecer e incentivar o bom trabalho das unidades policiais, que solucionam e evitam crimes com base em informações passadas pela população ao Disque-Denúncia. O serviço é uma parceria da Secretaria da Segurança com o Instituto São Paulo Contra a Violência.

Implantado em 2000 e operando em todos os municípios com DDD (Discagem Direta a Distância) 11 e nas cidades de Serra Negra e Jacareí, o Disque-Denúncia ajudou resolver 6.359 casos. Só neste ano, foram recebidas 211.757 ligações. A Secretaria disponibiliza 21 policiais civis e 19 militares para averiguar as denúncias recebidas.

Durante o evento, o Instituto São Paulo Contra a Violência formalizou o convênio para disponibilizar o Disque-Denúncia na Baixada Santista. O sistema chegará a todas as cidades com DDD 13 e beneficiará 1,8 milhão de pessoas em 23 municípios.

‘O número de ligações dobrou a partir de 2002, pois a ação da polícia tem sido eficiente e a sociedade está aprendendo a se mobilizar. O termo ‘denúncia’ precisa ser entendido como um ato de solidariedade’, disse o Secretário Saulo de Castro.

‘Quando me tornei Secretário, procurei divulgar intensamente o Disque-Denúncia, pois percebi que o anonimato é fundamental para atrair a população. E o número do telefone, que pode parecer difícil de memorizar, ajuda a afugentar trotes’, completou Saulo de Castro.

Para Eduardo Capobianco, do Instituto São Paulo Contra a Violência, ‘não é só função do Estado o combate à violência. O cidadão paulista deve exercer sua cidadania contribuindo com a polícia’.

‘O aumento do atendimento tem aumentado mês a mês. Agora em março, chegamos a quase 12 mil denúncias. Esse crescimento é resultado da divulgação do trabalho pela imprensa, das melhorias tecnológicas do serviço, e do principal: a eficiente ação policial, que está resolvendo cada vez mais casos e conquistando a confiança da população’, finalizou Capobianco.

Os premiados foram:

– 5º Batalhão do CPA/M-3 (Zona Norte de São Paulo)

– 19º Batalhão do CPA/M-9 (Zona Leste de São Paulo)

– 1º Batalhão de Policiamento de Choque – Rota

– 8ª Delegacia Seccional da Capital (São Mateus)

– Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes (Grande São Paulo)

– Delegacia Seccional de Diadema (Grande São Paulo)

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

M.J.