Secretaria pede revisão de veto ao Projeto Juçara

Objetivo da medida é viabilizar a exploração sustentável dessa espécie de palmeira

sex, 31/05/2002 - 16h59 | Do Portal do Governo

O secretário estadual do Meio Ambiente, Prof. José Goldemberg, determinou ao Conselho Técnico do Instituto Florestal a revisão do veto ao Projeto Juçara, concebido para viabilizar a exploração sustentável dessa espécie de palmeira em que floresce o palmito nas zonas de amortecimento ou entorno das unidades de conservação do Estado de São Paulo.

O objetivo da medida é incentivar os extratores de palmitos a passarem a coletar as sementes da palmeira para, depois de utilizá-las na obtenção de um suco natural de sabor e propriedades nutritivas similares ao do açaí, devolvê-las à Mata Atlântica, uma vez que as mesmas poderão germinar e dar origem a novos exemplares da palmeira juçara.

Essa nova forma de exploração econômica da palmeira tem a vantagem de ser até oito vezes mais rentável que a simples derrubada das palmeiras para a obtenção do palmito. O Projeto Juçara havia sido vetado pelo Instituto Florestal com base na legislação federal que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) proibindo quaisquer tipos de atividades nos parques que não seja a pesquisa científica, ‘algo que pretendemos reformular em benefício da conservação da Mata Atlântica e das populações tradicionais que vivem em seu entorno’, disse o professor José Goldemberg.

‘Essas sementes poderão ser coletadas em todas as Áreas de Proteção Ambiental, Florestas Estaduais, Reservas Extrativistas, Estações Experimentais e até em Estações Ecológicas, onde essa prática pode ser viabilizada em até 90% de seus territórios’, resumiu Goldemberg, que retornou no dia 28 de maio de sua viagem à Inglaterra, onde participou de um encontro de especialistas mundiais em energia na Universidade de Oxford, durante o qual apresentou a proposta brasileira para a Rio+10, a ser realizada em Johanesburgo, África do Sul, entre o fim de agosto e início de setembro próximos.