Secretaria dos Transportes Metropolitanos tem novo titular

Novo secretário Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes substituirá Claudio de Senna Frederico, que já havia solicitado seu afastamento ao governador no i

qua, 01/08/2001 - 18h45 | Do Portal do Governo

Novo secretário Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes substituirá Claudio de Senna Frederico, que já havia solicitado seu afastamento ao governador no início desta semana

O governador Geraldo Alckmin anunciou no final tarde desta quarta-feira, dia 1, o novo secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, que assume a pasta em substituição a Claudio de Senna Frederico.

Jurandir Fernandes é engenheiro mecânico, formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com doutorado pela Unicamp e pós-doutorado na École Centrale de Paris e no Laboratoire d´Automatique d´Analyse des Systémes (LAAS), de Toulouse, também na França. Até maio do ano passado ocupava a direção do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Foi diretor de planejamento e desenvolvimento da Dersa, em 1999; presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), de 1993 a 1996; e secretário municipal de Transportes de Campinas, de 1993 a 1996. Com 52 anos, tem ainda uma expressiva carreira acadêmica, que culminou com a pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, cargo que exerceu até junho deste ano.

Fernandes substituirá o também engenheiro Claudio de Senna Frederico, que ocupava o cargo desde o início da gestão Mário Covas, em 1995. Ele solicitou seu desligamento do Governo, por motivo de ordem pessoal, no início desta semana em conversa com governador Alckmin e formalizou o pedido de exoneração por meio de uma carta encaminhada nesta quarta-feira.