Saúde: Voluntariado do hospital Leonor Mendes de Barros comemora dois anos

Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará no evento às 9 horas

qui, 31/07/2003 - 19h58 | Do Portal do Governo

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde, comemora nesta sexta-feira, dia 1º, às 9 horas, dois anos de parceria com 52 voluntárias. São mulheres que dispensam parte de seu dia acolhendo os pacientes, assistindo os familiares e angariando fundos para ajudar as famílias mais carentes. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará no evento.

As voluntárias trabalham com pacientes mulheres (a maioria gestantes) desde a primeira consulta, passando pelo parto, até a alta médica. Entre suas funções estão acolher e esclarecer dúvidas sobre parto, primeiros cuidados com o bebê e a importância do aleitamento.

“Algumas mulheres não contam com acompanhantes no momento do parto, um momento tão importante. Oferecemos a elas nossa companhia, pois sabemos que isso traz muito conforto”, explica Zuleika Aparecida de Oliveira, coordenadora do corpo de voluntárias.

O Leonor Mendes atende também gestantes de alto risco, muitas permanecem internadas até que seus bebês adquiram peso adequado. As voluntárias aproveitam esse tempo e ensinam às mães trabalhos manuais como tricô e bordados, habilidade que poderá ajudar no enxoval e até para futuros trabalhos.

“O trabalho de voluntários é um belo exemplo de humanização do atendimento. São pessoas abnegadas, que dedicam um pedaço do tempo para ajudar no atendimento à população”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Outros hospitais estaduais contam com grupos de voluntários. Para Corintio Mariani Neto, diretor do Leonor Mendes, a equipe do seu hospital está entre as mais atuantes. “O trabalho é árduo. O carinho e a dedicação delas com as pacientes colabora muito para a humanização do atendimento”.

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros fica na avenida Celso Garcia, 2.477 – Belenzinho.