Saúde: SP tem a melhor central de partos da região Sudeste

Casa de Maria, na periferia da capital, é exemplo nacional no atendimento às gestantes

ter, 15/02/2005 - 10h42 | Do Portal do Governo

A Casa de Maria, instituição da Secretaria de Estado da Saúde especializada em partos naturais, foi a vencedora da 4ª edição do Prêmio Professor Galba de Araújo, do Ministério da Saúde. A entidade foi a melhor da região Sudeste em 2004 na implementação de experiências inovadoras para o acolhimento da mulher e da família no momento do parto. A cerimônia de entrega da premiação acontecerá nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, às 9h, em Brasília.

Outras duas entidades da região Sudeste concorreram ao prêmio, que inclui R$ 30 mil e certificado de aprovação. Foram avaliados critérios técnicos como qualidade do atendimento, inovações visando humanização, organização institucional e satisfação das usuárias. A Casa de Maria superou as adversárias em todos os itens.

Fundada em 8 de março de 2002, a Casa de Maria foi totalmente planejada para atender as gestantes durante a chegada do bebê. Conta com quartos equipados com banheiras de hidromassagem e bolas e barras para exercícios de estimulação, além da presença constante de uma enfermeira obstetra, que acompanha a mãe até o nascimento do bebê. A família tem total acesso à gestante durante todo o trabalho de parto e pode, inclusive, recepcionar o bebê no momento do nascimento.

Após o nascimento, a criança é colocada junto à mãe para incentivar a amamentação e recebe seu primeiro banho de imersão, que é realizado por um familiar. O bebê ainda é levado a uma sala de conforto e a mãe, para um quarto coletivo.

Em quase três anos de funcionamento a Casa de Maria realizou cerca de 3 mil partos, podendo atender até 230 gestantes por mês. No ano passado tornou-se a primeira instituição do país a receber o ‘Prêmio Nacional Amigas do Parto’. Para ter acesso à Casa de Maria, a gestante precisa ser encaminhada pelo hospital ou Unidade Básica de Saúde (UBS) em que faz o acompanhamento da gravidez.
A Casa de Maria fica no Hospital Geral do Itaim Paulista_ rua Marechal Tito, 6.035 – Itaim Paulista.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)